CÁRITAS DIOCESANA BENEFICIA 430 FAMÍLIAS VULNERÁVEIS

Atenta à dura realidade que muitas famílias estão enfrentando nesse tempo de pandemia, a Cáritas Santo Ângelo, em comunhão com aCáritas Brasileira, realizou, ao longo da última semana, entre os dias 28 e 30 de abril, a entrega de 430 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social na região de Santo Ângelo, priorizando, em um primeiro momento, aqueles grupos organizados quejá são acompanhados pela Cáritas.

A iniciativa é fruto da Ação Solidária Emergencial “É tempo de cuidar”, fomentada pela Cáritas e pela CNBB. Tal projeto em nossa Diocese foi possível graças aparceria entre a Cáritas e a Fundação Banco do Brasil (FBB), que disponibilizou o recurso para compra dos alimentos. Além de ajudar as famílias em necessidade, a ação solidária estimulou o comércio local. Foram 10 mercados locais/municipais contemplados com a compra das cestas básicas que continham 11 alimentos e 3 itens de higiene pessoal/familiar. No total,foram distribuídas mais de 11 toneladas de alimentos.

Quais grupos foram beneficiados?

• Mais de 100 famílias indígenas em Santo Ângelo e São Miguel das Missões;

• Famílias de quilombos em Catuípe;

• Migrantes haitianos residentes em Santo Ângelo;

• Cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Cerro Largo e Santo Ângelo;

• Grupos de carroceiros e gaioteiros de Santo Ângelo;

• Famílias atendidas pelo Projeto AABB de Santo Ângelo;

• Grupo de Artesãos de São Miguel das Missões;

• Movimento dos Atingidos por Barragens de Alecrim;

• Movimento de Mulheres Camponesas de Salvador das Missões;

• Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra de São Miguel das Missões.

A Cáritas Brasileira, organismo da CNBB, está atuando para orientar arquidioceses, dioceses, paróquias e comunidades a respeito dos protocolos de segurança para que as doações sejam recebidas e entregues de maneira adequada às pessoas e famílias necessitadas, neste momento de risco de contaminação pelo CONVID-19.

A Cáritas Santo Ângelo agradeceos apoiadores e pessoas envolvidas nessa iniciativa, ciente que é apenas uma em meio a grande necessidade que se apresenta à nossa frente.

Colaboração: Cáritas Santo Ângelo