VOCÊ SABE O QUE É A MISSA DO CRISMA?

Por vezes, as pessoas confundem a Santa Missa do Crisma com a Santa Missa na qual é administrado o sacramento da Crisma. Mas, você sabia que existe uma grande diferença entre essas duas celebrações?

A Santa Missa na qual é administrado o sacramento da Crisma consiste em uma celebração na qual o bispo diocesano confere o sacramento da Crisma a um grupo de catequisandos. Nessa celebração o bispo unge a fronte dos crismandos (testa) com o Óleo do Santo Crisma.

Já a Santa Missa do Crisma é consiste em uma celebração presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos presbíteros da diocese. Realizada em nossa Diocese de Santo Ângelo sempre na Quinta-feira Santa pela manhã, esta celebração é marcada pela renovação das promessas sacerdotais dos padres junto ao bispo, a bênção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e a consagração do Óleo do Santo Crisma.

Esses três Óleos, uma vez abençoados e consagrados pelo bispo, são enviados para as paróquias da diocese e ali são utilizados na vida pastoral das paróquias para a administração dos sacramentos.

Vejamos para que cada Óleo é usado:

1) Óleo dos Enfermos: é sinal de força que liberta do mal e sustenta na provação da doença. 2) Óleo dos Catecúmenos: é sinal do amor de Deus por nós, sendo usado no sacramento do Batismo. 3) Óleo do Santo Crisma: é sinal do dom do Espírito, sendo usado nos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Ordem.