PARÓQUIAS BUSCAM CONTINUAR A EVANGELIZAÇÃO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

Em tempos de COVID 19 todas as atividades pastorais das paróquias estão suspensas, visando a proteção dos fiéis, sobretudo do grupo de risco: diabéticos, hipertensos, idosos... Por mais que as celebrações não possam reunir público, as mesmas continuam sendo realizadas regularmente pelos padres e equipes de liturgia. As paróquias que, até então, contavam com o espaço nas rádios para a transmitição das celebrações, agora passam a usufruir de um novo canal de comunicação: as redes sociais.

Segundo Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida/SP, "em tempos de pandemia, a fé não pode entrar em quarentena". Há muito tempo os católicos podem acompanhar as celebrações através da televisão, porém, com as Missas locais sendo transmitidas pelas redes sociais, as pessoas poderão manter vivo o espírito comunitário, o vínculo afetivo com a Igreja local.

Mesmo não podendo frequentar os templos, os fiéis continuam celebrando, porém, de suas casas, acompanhando as Missas das telinhas de seus computadores, televisões e celulares. As casas tornam-se, a exemplo das primeiras comunidades cristãs, as Igrejas Domésticas, nas quais a fé é nutrida em família.

Estamos vivendo um tempo que exige muita prudência, cautela, cuidado de si e do próximo. Em meio ao isolamento social a criatividade é a melhor forma para aproximar as pessoas e celebrar a fé. É tempo de exercitar a fé e confiar a situação vivida aos cuidados de Deus, sabendo que devemos fazer a nossa parte para preservar a vida.