Dioceses de Fronteira realizam Encontro

Desde o ano de 1992, dentro do contexto da criação do MERCOSUL, vêm acontecendo os chamados Encontros de Dioceses de Fronteira com a participação de dioceses da República do Uruguay, Argentina, Paraguay e Brasil. Nos primeiros sete anos estes encontros aconteciam duas vezes ao ano. A partir do ano de 1999, os encontros passaram a acontecer apenas uma vez ao ano, cada vez aos cuidados de uma diocese de outro país.

Neste ano, já em sua 33ª edição, o Encontro aconteceu nos dias 14 a 16 de maio na Diocese de Formosa da Província de Formosa, Argentina, com o tema: “Os vizinhos se encontram para escutar os jovens, perceber sua realidade pessoal, familiar, social e eclesial, valorizar seu protagonismo, alegria, generosidade e criatividade na ação pastoral a serviço da vida de nossos povos", sob o lema: “Eu lhes escrevi, filhos, porque vocês conheceram o Pai. Eu lhes escrevi, pais, porque vocês conhecem aquele que existia desde o princípio. Eu lhes escrevi, jovens, porque vocês são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês e vocês venceram o maligno” (1Jo 2,14). A temática do Encontro foi estabelecia em atenção ao assunto da 15ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos a se realizar no próximo mês de outubro em Roma sob o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, como também já em atenção à 32ª Jornada Mundial da Juventude a se realizar de 22 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

Participaram do encontro representantes das dioceses de Concordia, Goja, Missiones, Corrientes e Formosa da Argentina; Melo, Salto e Taquarembó do Uruguay; Encarnacion e Asuncion do Paraguay e do Brasil, representantes das dioceses de Uruguaiana, Santo Ângelo, Bagé e Pelotas.

Das diversas explanações, a assessora Irmã Zenilde Fontes da Diocese de Uruguaiana destacou quatro paradigmas da realidade juvenil: juventude como modelo cultural, como ameaça social, como sujeito político e juventude como etapa preparatória para uma nova sociedade. Das atividades por grupos, seguido de plenária para partilha das diversas experiências elencadas, resultaram considerações práticas no sentido de que os jovens são protagonistas de uma nova Igreja e sujeitos de uma nova sociedade. De que a linguagem fique adequada a cada situação, a comunicação se faça de forma afetiva e que a evangelização seja uma decorrência do testemunho de vida cristã num compromisso pessoal com o evangelho. A organização do Encontro de Dioceses de Fronteira para 2019 passou aos cuidados da Arquidiocese de Pelotas, no Brasil.