top of page

ANO VOCACIONAL na PARÓQUIA ASCENSÃO DO SENHOR de SANTO CRISTO


Ir. Romi Auth

O 18º Plano Diocesano de Pastoral propôs a realização de um Ano Vocacional na Diocese. A recepção, de fato, dessa proposição acontece nas paróquias. São elas que encaminham, planejam, organizam e fazem acontecer as iniciativas e atividades que dão vida à proposição do Plano diocesano. A vida cotidiana das comunidades torna eficaz o que é proposto em nível de diocese.

Na Paróquia Ascensão do Senhor, ao longo de 2017, uma ampla programação conferiu animação ao propósito diocesano: o Ano Vocacional. Distintas atividades dessa programação são a seguir relatadas.


1. Celebração Jubilar de Vida Religiosa

No mês de janeiro, a comunidade São José Operário de Linha Dona Belinha, foi contemplada com uma visita vocacional. Para motivar as pessoas para a solene celebração jubilar aconteceu uma atividade com participação intercongregacional. Religiosos Maristas em colaboração com religiosas do Amor Divino realizaram uma breve visita a todas as famílias da comunidade.

E no dia 22 de janeiro, a comunidade acompanhou e viveu a solene concelebração do jubileu de ouro de vida religiosa de Ir. Canísio Puhl (Marista) e Ir. Nelci Baumgratz (Filha do Amor Divino) e do jubileu de prata de Ir. Helena Marmitt (Filha do Amor Divino). A centenária comunidade renovou o entusiasmo pastoral na festiva celebração. Foi uma importante oportunidade de vivência do Ano Vocacional.


2. Programação bíblico-vocacional Paulina

No mês de setembro, Ir. Romi Auth, da comunidade de Linha Salto, celebrou seu jubileu de ouro de vida religiosa. Ela é irmã Paulina. A partir de diálogo e planejamento conjunto foi realizada uma programação específica para esse acontecimento.

O conjunto de atividades desenvolvidas contemplou alguns propósitos. Atendeu a prioridade pastoral da Diocese: o Ano Vocacional. Reuniu pessoas, famílias e comunidades celebrando, no mês de agosto, a semana nacional da família. Constituiu-se como oportunidade especial de formação sobre a consciência do próprio batismo. Motivou a comunidade paroquial para a celebração jubilar. Proporcionou uma reflexão vocacional com estudantes das escolas no município. Oportunizou encontros de formação espiritual para agentes de pastoral.

Em vista desta celebração jubilar, intensas atividades foram realizadas na comunidade paroquial. Pessoas, comunidades, estudantes, escolas, lideranças pastorais foram convidadas a acompanhar essa programação. Uma equipe de pessoas, vindas de Belo Horizonte, e outra equipe, com integrantes do serviço de animação vocacional da Diocese, auxiliaram na animação dos encontros realizados.


2.1. Encontros preparatórios

As famílias da comunidade paroquial foram agraciadas com um brinde das irmãs paulinas. Receberam o livreto Batismo: origem de todas as vocações. Nas comunidades, durante o mês de agosto, foram realizados três encontros de reflexão e oração com este livreto. Foi intensa movimentação de pessoas retomando suas compreensões sobre seu batismo. Assim, tiveram oportunidade de ampliar sua formação para intensificar a vivência de seu batismo. Foi ocasião favorável para reafirmar disposições de viver e testemunhar sua fé cristã. Serviu como modo de viver a proposta da Diocese de realizar o ano vocacional, em 2017.

A realização destes encontros constituiu também um jeito especial de participar numa iniciativa importante: a Semana Nacional da Família. Neste ano 2017, ela propôs o tema: “Família, uma luz para a vida em sociedade” e o lema “Vós sois a luz do mundo”. Assim se apresentou para as pessoas um horizonte de esperança. Foi convite para viver a experiência do amor de Deus em família. Indicou caminhos para viver a alegria da misericórdia em comunidade. Desafiou as pessoas a viver a missão de ser luz na sociedade.


2.2. Semana bíblico vocacional paulina

Na primeira semana de setembro, mais exatamente dos dias 2 a 8, foram desenvolvidas atividades especiais de formação e animação bíblico-vocacional em todas as comunidades da paróquia. Um grupo de pessoas vindo de Minas Gerais auxiliou na animação destes encontros nas comunidades. Foi uma programação intensiva. Uma reunião comunitária com reflexão, palestra, oração e celebração em cada comunidade com a presença de uma ou duas pessoas dessa equipe. Tal iniciativa movimentou pessoas, mobilizou famílias, animou e motivou as comunidades.

Essa programação foi desenvolvida em vários dias ao longo daquela semana. No dia 02, sábado, à tarde e à noite; dia 03, domingo, pela manhã; dias 04, segunda-feira, 05, terça-feira, 06, quarta-feira e 08, sexta-feira, sempre à noite, foi realizado um encontro em cada uma das 37 comunidades e em 4 oportunidades na comunidade da matriz. Uma ou mais pessoas, da equipe vinda de Belo Horizonte, realizou um diálogo, uma “prosa” (como costumam dizer as pessoas de Minas Gerais!) na comunidade. Foram encontros bem marcantes, tanto para quem veio de Minas, quanto para quem é participante das comunidades.

Todo este conjunto de atividades realizadas contemplou, de modo bem participativo, a prioridade pastoral da diocese, qual seja, o ano vocacional. Mais de duas mil pessoas acompanharam essa programação, participando no encontro na sua comunidade. Constituiu-se, pois, numa excelente ocasião para tomar parte desse propósito diocesano, essa prioridade pastoral.


2.3. Encontro vocacional com estudantes

Nessa iniciativa de animação vocacional houve atividades especiais com os estudantes. Nos dias 04, 05, 06 de setembro pessoas da equipe vocacional da Diocese visitaram as escolas no município. Um encontro e reflexão com estudantes para animar a garotada. Desse modo, essa ‘galera’ ficou inteirada da prosa que ‘rolou’ nesse rincão por esses dias.

As pessoas da equipe vocacional que dinamizaram essas atividades organizaram-se em dois grupos. Desse modo, conseguiram dar conta de visitar quatro escolas existentes no interior e três escolas na cidade. Realizaram um encontro, com animação, diálogo, reflexão e motivação vocacional com cerca de 1.500 estudantes. Contaram com a decisiva colaboração e acompanhamento das pessoas que atuam nas escolas, direção, professores/as e demais equipes de apoio.


2.4. Formação com agentes de pastoral

Na semana vocacional também foram proporcionadas oportunidades de formação integral para lideranças e agentes de pastoral. Uma pessoa da equipe de Belo Horizonte, com qualificada formação em psicopedagogia, assessorou três importantes encontros. No dia 02, sábado, ministros e ministras da palavra e comunhão eucarística viveram uma preciosa oportunidade de fortalecer suas disposições para realizar suas práticas de evangelização. No dia 03, domingo, catequistas acompanharam essa formação pessoal para a vivência de sua missão na animação bíblico-catequética nas comunidades. E, ainda, no dia 09, sábado, outras lideranças e agentes de pastoral vivenciaram essa rica experiência de formação.

E também no sábado, dia 09, foi proporcionada uma formação bíblica com catequistas e outras lideranças. Ao longo da semana, em distintas oportunidades, as pessoas da equipe vinda de Belo Horizonte dialogaram com agentes de pastoral, realizaram visitas a pessoas doentes e aos presidiários. Foram momentos especiais de convivência formativa e significativa troca de experiências.


2.5. Celebração do jubileu de ouro

No final de semana, dias 9 e 10, foi a ocasião de solenes celebrações. No dia 9, sábado, Ir. Romi celebrou seu jubileu de ouro de vida religiosa na comunidade Sagrado Coração de Jesus, da Linha Salto. Na comunidade onde nasceu, foi batizada e cresceu na fé, expressou sua ação de graças a Deus, com entusiasmo, alegria e vibração. Na oportunidade, contou com a presença e companhia de familiares, pessoas da comunidade, amigos e amigas vindas de Belo Horizonte.

No domingo, dia 10, houve solene concelebração na Igreja Matriz. Desse modo, a comunidade paroquial vivenciou esta solene ocasião de louvor a Deus que chama e envia as pessoas para a sua missão. Durante o dia, muitas pessoas festejaram e confraternizaram com Ir. Romi e seus familiares, na animada festa no salão da Sociedade Tiradentes, em Linha Salto.

Deus, em sua bondade, abençoe ricamente toda essa jornada de animação vocacional e evangelização. Santo Cristo, setembro de 2017. Equipe da coordenação paroquial de pastoral.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
bottom of page