Irmãs Franciscanas da Sagrada Família

Carisma: 

As irmãs sempre tiveram uma forte atuação em obras de cunho social, como educação, saúde, pastoral, pensionato, seminários e diversas outras áreas.

A Espiritualidade da congregação:

- Acolhimento em espírito de família;

- Amor incondicional a Maria

- Confiança na providência Divina

 

Vocações e Formação:

 

Deus chama cada pessoa para uma missão. É preciso docilidade e disponibilidade para responder ao chamado. Você já se perguntou qual sonho que Deus tem para você? O Pai continua chamando! Jovem, seja você também uma Irmã da Sagrada Família de Maria. Faça parte deste Carisma.

Contato:

Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria

Província São Francisco de Assis

Rua Polônia, 125.

Erechim – RS

CEP: 99.700-456

Fone: (54) 3321 – 1432

E-mail:  cifsfm@gmail.com

Presença das Irmãs em nossa Diocese:

 

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria foi fundada pelo polonês Zygmunt Szczesny Felinski em Petersburgo, Rússia, no ano de 1857. As religiosas dessa Congregação trabalharam também na Polônia e em outros países europeus e, em virtude da imigração, as irmãs acompanharam os imigrantes para o Brasil a partir de 1906 e, seguem trabalhando até a atualidade.

A congregação está presente em terras brasileiras desde 1906. O Brasil foi o primeiro país a receber missionárias vindas da Polônia, em 1906. As irmãs Sofia Ulatowska, Edviges Dudek e Maria Grzegorzewicz chegaram em Paranaguá e estabeleceram-se em Curitiba no hoje Bairro Orleans.

A Casa Geral da Congregação está em Varsóvia, na Polônia e a divisão se dá em cinco Províncias: três delas na Europa: Varsóvia, Cracóvia e Poznan. E duas no Brasil. A primeira Província brasileira está situada em Curitiba – PR, e abrange os estados do Paraná, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco e Tocantins. Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são administrados pela Província São Francisco de Assis, com sede em Erechim – RS.

A Província de Erechim conta com 12 Comunidades nas seguintes localidades em Santa Catarina: Dioscese de Lages, em Curitibano, (duas comunidades); Diocese de Rio do Sul, em Rio da Prata, Rio do Campo, e Diocese de Caçador, em Santa Cecília. No RS: Diocese de Santo Ângelo, em Guarani das Missões, Bom Jardim, e São Luiz Gonzaga. Diocese de Erechim, em Viadutos, Áurea, Paulo Bento e Erechim. A Comunidade das imrãs de Erechim é a Casa Provincial.

Atualmente as Irmãs encontram-se em duas Paróquias de nossa Diocese: Guarani das Missões, com duas comunidades, inseridas na área da Educação, Pastoral, Serviço Social e Santuário de Nossa Senhora de Częstochowa; e em São Luiz Gonzaga, com serviço ao Lar do Idoso e Escolar.

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113

CEP 98801-640

Caixa Postal 1090 - CEP 98801-610

Santo Ângelo - RS – Brasil

Tel.: 55 3313-5263; 55 3313-5308

Diocese logo original.png