Romeiros participam de 29ª edição da Romaria em honra a São João de Castilho

No dia 27 de março, domingo da alegria, o Santuário de Assunção do Ijuí, no interior de Roque Gonzales acolheu a 29ª Romaria em honra a São João de Castilho. Após dois anos de pandemia, os romeiros puderam retornar ao santuáruo para celebrar a vida e o martírio do missionário jesuíta. Segundo organizadores, a romaria reuniu 2 mil pessoas.

A programação iniciou cedo com a oração da Via Sacra na fonte de água, local onde, no tempo das reduções jesuítico-guaranis, eram realizados os batizados. Ainda na parte da manhã Dom Liro Vendelino Meurer, Bispo Diocesano, presidiu a Santa Missa campal. Na parte da tarde a bênção da saúde marcou o encerramento da romaria. Na ocasião também foi inaugurada e abençoada uma imagem de São João de Castilho, ao lado do altar monumento do santuário.

São João de Castilho foi missionário Jesuíta martirizado no século XVII, no primeiro ciclo das reduções jesuítico-guaranis, na então redução de Assunção do Ijuí, onde hoje se encontra o pequeno santuário dedicado ao mártir. O padre sofreu um brutal martírio dois dias após seus colegas, Afonso Rodrigues e Roque Gonzales, também serem assassinados na redução de Caaró.

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113