Festa dos Navegantes em Alecrim

Neste domingo, 03 de fevereiro aconteceu a tradicional Festa dos Navegantes na Comunidade do Porto Biguá em Alecrim. A celebração iniciou na Igreja, seguida de Procissão, onde Nossa Senhora dos Navegantes foi levada num andor. Todos se revezavam para poderem carregar ao menos a imagem da Santa Padroeira por alguns metros.

No caminho para o Rio Uruguai, cerca de 500 metros foi feita uma parada na frente da gruta dedicada a santa, onde foi feita a primeira leitura.

Seguiu-se até o rio com orações, aclamações e cânticos.

No Rio Uruguai 11 barcos aguardavam a Santa que junto com o Pe. Eugênio fez um percurso pelo rio, indo até a fronteira com a Argentina. Todos os outros barcos com fieis seguiam o barco onde estava Nossa Senhora dos Navegantes. O povo acompanhava na beira do rio esta linda peregrinação. No retorno, Nossa Senhora dos Navegantes houve grande manifestação de carinho à Nossa Senhora com aplausos, fogos e cantos. Dali na procissão de volta, fez-se a Segunda Leitura e já na Igreja a proclamação do Evangelho.

Ao final todos tocaram a Santa e vinham pedir a bênção da saúde. Muito emocionante. Durante o dia seguiu-se grande festa comunitária.