Renovação Carismática Católica

A Renovação Carismática Católica (RCC), é um movimento oficial, eclesial da Igreja Católica Apostólica Romana, surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e, atualmente presente por todo o mundo. No Brasil teve origem na cidade de Campinas - SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty. A partir de Campinas, expandiu-se rapidamente por muitos estados brasileiros. É composta por diversos ministérios como: Pregação, Intercessão, Oração por Cura e Libertação, Famílias, Jovens, Música e Artes, Formação Permanente, Promoção Humana, Crianças e adolescentes, Comunicação Social, Movimento das Universidades Renovadas (MUR) e Fé e Política.

A RCC na Diocese:

Na diocese de Santo Ângelo, oficialmente teve início no dia 20 de abril de 1995, passando atuar em várias cidades da Diocese, através de grupos de oração, os quais são encontros abertos a todos, até independente de seu credo. Estes grupos atuam, graças a doação de pessoas (servos) leigos, os quais servem e se responsabilizam pela organização e execução dos encontros semanais e demais atividades pertinentes ao movimento. Salienta-se que estes precisam fazer as formações básicas para começarem a servir e posteriormente se aprofundarem no conhecimento da palavra e sobre a Igreja Católica.

A RCC se coloca dentro da diocese, como instrumento de Deus, pelo qual muitos irmãos alcançam uma verdadeira intimidade com o Senhor, pela qual passam a ser também propulsores da verdade que nos é apresentada pelas Sagradas Escrituras, tornando assim, viável o acesso e o interesse de cada vez mais pessoas também ter essa benção em suas vidas, formando cada vez mais novos profetas para a disseminação da Palavra de Deus.

A Espiritualidade:

A espiritualidade da RCC é Trinitária, nasce a partir de uma experiência pentecostal, sendo seu antecedente histórico o Pentecostes (At, 2, 1-4). Ela reaviva os sacramentos e gera uma consciência viva do poder e da ação do Espirito Santo através da docilidade a Ele e da prática de seus carismas.

O Ministério Jovem da RCC:

Os jovens, representados pelo ministério jovem, tem participação ativa no movimento, reunindo-se semanalmente e também, participam dos grupos abertos. Durante toda trajetória, podemos acompanhar e testemunhar a transformação da vida de jovens, que foram poderosamente tocados por Deus, onde alguns eram dependentes químicos, depressivos, com problemas em seus lares, etc. Atualmente, após serem dóceis a ação do Espirito Santo, estão dentro da Igreja servindo, trabalhando para Deus. Não em nome do movimento, mas fazem pela Igreja.

Através do ministério de artes, os jovens criam lindos teatros, com alegria e amor, em sua forma divertida e marcante de evangelizar. Ao se reunirem semanalmente, o fazem no objetivo de servir a Deus com espírito missionário, participando das formações, eventos, retiros, etc. Sendo o evento principal, o Carnaval, anualmente organizado paralelo ao carnaval dos clubes. Destaca-se, que muitas vocações surgiram e continuam brotando, na nossa diocese, a partir desses encontros.