Movimento de Cursilhos de Cristandade

O que é o MCC?

O Movimento de Cursilho não deixa de ser um programa de vida, onde pelo sim ao cursilho (mini curso), se procura um processo de conversão , com vistas ao surgimento de uma consciência crítica cristã nos participantes, a qual gira em torno de um eixo fundamental que consiste em proclamar a boa nova pelo testemunho de vida, evangelizando os ambientes frequentados.

Originado na Espanha, na década de 1930-1940, no seio da juventude a ação católica espanhola, da Diocese de Palma de Maiorca, com a participação de leigos e sacerdotes encorajados por seu Bispo, Dom Juan Hervás. Atualmente o movimento está presente em todos os continentes.

Como o carisma do MCC consiste na evangelização de ambientes, o que possibilita uma flexibilidade para a inserção dos cursilhistas nas diversas pastorais e setores da vida eclesial, desafiando-os a colocarem seus dons a serviço do Reino de Deus, o MCC foi confiado, desde seu início, à proteção de São Paulo Apóstolo, o grande missionário.

vemviver_cursilho.webp

O MCC no Brasil:

O primeiro encontro de cursilho no Brasil aconteceu em 1962, em plena semana santa, na cidade de Valinhos, estado de São Paulo, e a partir de então espalhou-se por todas as Dioceses do Brasil. Atualmente está organizado em nível nacional, regional e diocesano.

7d91d1e5770490cad742da0d53d7b237.jpg

O MCC em nossa Diocese de Santo Ângelo:

O primeiro cursilho de homens na Diocese de Santo Ângelo aconteceu de 24 à 27 de setembro de 1975, e das mulheres 5 à 8 de novembro de 1975. Desde então, normalmente costuma-se realizar dois cursilhos no ano. Em setembro de 2020 o MCC na Diocese de Santo Ângelo completa 45 anos de atuação.

Em que o cursilho atua?

Os cursilhistas estão inseridos em diversas pastorais como: equipes de liturgia, catequese, ministros da eucaristia, pastoral familiar, diversas ações sociais, eventos das paroquias, etc...

A base do cursilhista, ou do cursilho em si, está fundamentado no tripé, oração/formação/ação. A oração para pedir e agradecer, estar em sintonia com Deus; a formação para entender e passar ensinamentos; e a ação que que consiste na evangelização dos ambientes, ou seja, ser uma pessoa em constante missão.