Setor Diocesano de Liturgia

 

A caminhada litúrgica da diocese foi influenciada de modo decisivo pela realização do Concílio Vaticano II. Uma das primeiras iniciativas na diocese foram os cursos de liturgia promovidos de modo especial para animadores das celebrações das comunidades. Logo após, surgem encontros de formação para a preparação de ministros extraordinários da Palavra e da Comunhão Eucarística. Mais adiante, passam a ser organizados diferentes cursos de agentes para os mais diversos serviços de animação litúrgica na Igreja.

As lideranças, assim preparadas, acompanharam e ajudaram a realizar a renovação litúrgica nas comunidades. Assim, favoreceram o surgimento de um novo modo de evangelizar. Foram criadas diversas formas de participação das pessoas na vida e na liturgia das comunidades. Disso resultou também a constituição de equipes de liturgia que se revezam na preparação e animação das celebrações. Nas paróquias, foram criadas coordenações desta importante dimensão, a animação litúrgica.

A coordenação diocesana de liturgia tem a tarefa de animar a caminhada litúrgica realizada em toda diocese. Exerce a função de elaborar subsídios para dinamizar as celebrações das comunidades, tais como, folheto litúrgico, livro de cânticos e outros rituais de celebrações diversas. Organiza e acompanha a realização de encontros de formação para melhor qualificar as pessoas que se dedicam a essa importante dimensão da vida das comunidades.

Informações para Contato:

 

Diocese de Santo Ângelo, Rua Marques do Herval, 1113 - Santo Ângelo - RS
Fone: (55) 3313-5308