Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo vem realizando, nos últimos anos, reuniões periódicas com o objetivo de aprofundar a fundamentação bíblica e teológica do dízimo, incentivando a implantação dessa pastoral, segundo as orientações da Pró-dízimo, lançadas na diocese a partir do ano da 2002.

A Pró-dízimo, por recomendação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assessora, junto com outras entidades similares, paróquias e dioceses na implantação e organização da Pastoral do Dízimo. A nossa diocese optou pela forma como a Pró-dízimo propõe a organização e a prática do dízimo entr católicos.

Na prática, a Pastoral do Dízimo trata da questão da pertença continuada à comunidade de igreja. O batismo realiza a inserção na comunidade da Igreja. A contribuição (devolução) na forma de dízimo realiza a inserção continuada na comunidade. Enquanto o batismo garante o ser pertencente à comunidade, a prática do dízimo aponta para a forma de presença continuada do fiel à comunidade.

Para tanto, a Pastoral do Dízimo se propõe a cultivar a prática do dízimo mediante a apresentação de subsídios de reflexão sobre essa importante dimensão da vida da Igreja. Incentivar, igualmente, as comunidades a dinamizar essa prática, encarregando lideranças e agentes para essa tarefa específica. E convida a todos os membros das comunidades a fazerem, com muita confiança, essa gratificante experiência.

A prestação de contas e a visitação aos dizimistas são os dois trilhos sobre os quais se desdobra o dízimo como graça e bênção.