Pastoral da Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa, na Diocese de Santo Ângelo, iniciou com a primeira capacitação de líderes, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Porto Xavier, em agosto de 2006. O objetivo dessa pastoral é levar vida com mais dignidade e com melhor qualidade às pessoas que envelhecem, principalmente às mais fragilizada, em estado de abandono ou pobreza.  Principal estímulo para realizar suas iniciativas veio com o tema da Campanha da Fraternidade de 2003: Fraternidade e as Pessoas Idosas.

A frase do saudoso e sábio Papa João Paulo II: “Que cada comunidade acompanhe com uma atenção amorosa todos os que envelhecem”  já se tornou referência nessa pastoral. O seu lema está baseado no Salmo 90: “Daí ao nosso coração sabedoria”.

São duas as atividades básicas que a Pastoral da Pessoa Idosa  desenvolve: visita domiciliar mensal e reunião mensal dos líderes.

A formação de líderes assegura um trabalho que visa à dignidade e à valorização integral das pessoas idosas. Incentiva a promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo dessas pessoas, de suas famílias e das comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. Orienta para que todos possam conviver respeitosamente e serem protagonistas de sua realização.

Hoje, em nossa diocese, temos várias paróquias com a Pastoral da Pessoa Idosa em atividade. São aproximadamente 2.500 idosos acompanhados mensalmente pelos líderes e, mais ou menos, 300 líderes capacitados. É um serviço de “amor à vida”, gratuito e solidário, mas muito gratificante. Vale a pena participar.