O que é a Pastoral da Pessoa Idosa?
A Pastoral da Pessoa Idosa, na Diocese de Santo Ângelo, iniciou com a primeira capacitação de líderes, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Porto Xavier, em agosto de 2006. O objetivo dessa pastoral é levar vida com mais dignidade e com melhor qualidade às pessoas que envelhecem, principalmente às mais fragilizada, em estado de abandono ou pobreza. Principal estímulo para realizar suas iniciativas veio com o tema da Campanha da Fraternidade de 2003: Fraternidade e as Pessoas Idosas.
A frase do saudoso e sábio Papa João Paulo II: “Que cada comunidade acompanhe com uma atenção amorosa todos os que envelhecem” já se tornou referência nessa pastoral. O seu lema está baseado no Salmo 90: “Daí ao nosso coração sabedoria”.
A Missão da Pastoral da Pessoa Idosa:
-
Promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos;
-
Promover o respeito à dignidade e à cidadania das pessoas idosas;
-
Promover o convívio das pessoas idosas com as demais gerações;
-
Estimular e respeitar a espiritualidade das pessoas idosas;
-
Valorizar a história de vida, as experiências, o ser biográfico, a sabedoria adquirida pela pessoa idosa ao longo de sua vida;
-
Organizar redes de solidariedade humana nas comunidades e nos diferentes níveis para promover o bem-estar dos idosos;
-
Valorizar a vida até sua fase final;
Atividades básicas que a Pastoral da Pessoa Idosa desenvolve:
-
Visita domiciliar mensal aos idosos;
-
Reunião mensal dos líderes/agentes da pastoral;
A formação de líderes assegura um trabalho que visa à dignidade e à valorização integral das pessoas idosas. Incentiva a promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo dessas pessoas, de suas famílias e das comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. Orienta para que todos possam conviver respeitosamente e serem protagonistas de sua realização.
Hoje, em nossa diocese, temos várias paróquias com a Pastoral da Pessoa Idosa em atividade. São aproximadamente 2.500 idosos acompanhados mensalmente pelos líderes e, mais ou menos, 300 líderes capacitados. É um serviço de “amor à vida”, gratuito e solidário, mas muito gratificante.
Todos os anos, no tempo da quaresma, a Coordenação Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, juntamente com a Diocese, organiza e promove a Peregrinação Diocesana da Pessoa Idosa ao Santuário do Caaró, em Caibaté. Esta peregrinação consiste em um dia de muita oração e reflexão sobre o valor e as necessidades dos idosos em nosso tempo, na terra santa dos mártires missioneiros.
Quer ser um Agente da Pastoral da Pessoa Idosa em sua Paróquia? Vá até a Secretaria Paroquial e se informe.