Pastoral  da Juventude

Pastoral da Juventude

Recordar e resgatar a história da Pastoral da Juventude é um ato maravilhoso de rever lugares, pessoas, olhos e sorrisos de milhares de jovens que foram se tronando protagonistas por causa do projeto de Jesus Cristo.

A Pastoral da Juventude teve início, na diocese, em 1970, na Paróquia da Catedral. O primeiro núcleo foi um grupo de jovens que se reunia para oração, estudo, liturgia e lazer. A iniciativa logo se estendeu a outras paróquias. A partir de 1971, foram sendo organizando encontros diocesanos de jovens Motivados por essas atividades e para melhor realizá-los, foram organizadas coordenações diocesanas integradas por jovens e acompanhadas por assessores padres.

Na década de 1970, foram marcantes os congressos diocesanos de jovens. Realizados anualmente, representavam uma oportunidade de reflexão, formação e integração entre jovens vindos de várias paróquias da diocese. Buscava-se a participação representativa de jovens de todas as paróquias.

Ao longo da década de 1980, a Pastoral da Juventude intensificou suas atividades na perspectiva da formação de lideranças com consciência crítica. Jovens foram incentivados a envolver-se com as grande questões da sociedade. Era um período de marcada militância e atuação social e política. Muitos jovens envolveram-se de maneira entusiasmada, despertando e desenvolvendo suas capacidades de liderança.

A partir de 1989, a Pastoral da Juventude foi se organizando com novo jeito. A coordenação diocesana passou a contar com um jovem liberado, recebendo gratificação, para acompanhar mais especificamente as ações de envangelização. A aposta maior da Pastoral da Juventude nos anos recentes está sendo na formação de lideranças jovens, com diversos cursos e treinamentos. As atividades relativas ao Dia Nacional da Juventude reúnem jovens participantes de seus grupos e comunidades, gerando entusiasmo e proporcionando oportunidades de integração. Essas iniciativas representam uma expressiva contribuição da Pastoral da Juventude para a caminhada da Igreja diocesana.