Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação social da CNBB. É uma organização comunitária, de atuação nacional  e internacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade humana e na partilha do saber. O objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção até os 6 anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas que fortaleçam a integração entre as famílias e a sociedade. É ecumênica, aberta a todos as religiões. Não faz distinção de raça, cor, sexo, opção política ou nacionalidade. É uma história de amor à vida!

Na Diocese de Santo Ângelo, a Pastoral da Criança iniciou a missão do cuidado da vida em 1990. Essa iniciativa foi lançada no Bairro Maria Ritter, da Paróquia Sagrada Família, de Santo Ângelo. Hoje, atua em quase todas as 40 paróquias.

Esse trabalho está sendo realizado por 49 equipes de coordenação de ramo e 85 líderes capacitadas, atendendo mais de oito mil crianças em mais de sete mil famílias que se reúnem em trezentas e oitenta comunidades, contando com o apoio de novecentos equipes para as líderes as comunidades.

PACRI K.jpg

O amor, a esperança e o espírito de serviço, vividos na Pastoral da Criança, contagiam e fazem com que as mulheres se tornem agentes de transformação na sociedade, despertando para ação profética e missionária, estimulando a todos para a vivência diária da Palavra de Deus, valorizando entre as famílias a organização e a participação comunitária.

Por meio da visita domiciliar, leva para as gestantes  e as famílias os conhecimentos e a prática das ações básicas de nutrição, saúde, educação e cidadania. A Pastoral da Criança é uma expressão de amor, carinho, bondade e simplicidade por meio de ações concretas, partilhando dificuldades e esperanças. Uma missão de fé e vida.