Dom Liro Vendelino Meurer

Data de Ordenação Episcopal: 22/03/2009
                                                                    Data de Posse: 16/06/2013

E-mail: domlirovendelino@gmail.com

Dom Liro Vendelelino Meurer nasceu na comunidade de Linha Júlio de Cstilhos, município de Salvador do Sul no dia 13 de julho de 1954. Fez seus estudos de primários em sua terra natal.  Em 1967 ingressou no Seminário São João Maria Vianney em Bom Princípio, onde permaneceu dois anos. Entre os anos 1969 e 1974 estudou no Seminário São José de Gravataí, completando o ginásio e cursando o ensino médio. Iniciou a Faculdade de Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 12 de dezembro de 1981 por Dom Cláudio Colling, sendo o primeiro sacerdote ordenado pelo Arcebispo de Porto Alegre. Durante seus 27 anos de sacerdócio exerceu as funções de vigário paroquial da paróquia Santo Antônio de Estrela, em 1982, e foi assistente dos seminaristas do Seminário São José de Gravataí.

Nos anos 1984 a 1990 foi diretor e assistente do propedêutico no mesmo Seminário. No mesmo período fez curso de formadores, com especialização em psicopedagogia, no Seminário de Viamão.

Em 1991 foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Mont'Serrat, em Porto Alegre, e diretor espiritual no Seminário São José de Gravataí. De 1992 a 1996, ele foi reitor do Seminário São João Maria Vianey em Bom Princípio.

De 1997 a 2006 foi pároco da Paróquia São João Batista, em Camaquã, e simultaneamente o primeiro vigário episcopal do Vicariato Camaquã-Guaíba, durante três anos.

Em 2007 foi pároco da Paróquia Santa Luzia, em Porto Alegre e em 2008 foi nomeado pároco da Paróquia São Geraldo, em Porto Alegre, sendo que também é assessor eclesiástico do Movimento de Cursilho de Cristandade.

No dia 14 de janeiro de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Diocese de Passo Fundo com a sede titular de Thucca in Numidia, foi ordenado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no dia 22 de março de 2009. Escolheu como lema de vida episcopal: SERVIR COM ALEGRIA. Foi apresentado a Diocese de Passo Fundo e iniciou suas atividades pastorais no dia 5 de abril de 2009.

Desde 2010 é o Bispo referencial da Pastoral Carcerária do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) da CNBB.

Dom Liro Vendelino Meurer foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Igreja Particular Angelopolitana no dia 23 de abril de 2013 e tomou posse no dia 16 de junho do mesmo ano.