Dom José Clemente Weber

Ordenação Episcopal: 05/06/1994

Posse: 13/08/2004

HISTÓRICO

Dom José Clemente Weber nasceu em Venâncio Aires no dia 24 de setembro de 1937. Fez seus estudos de primeiro e segundo graus no Seminário São José de Gravataí. Cursou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália. Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1962, em Roma, na Itália, sendo nomeado Bispo em 23 de março de 1994 e ordenado Bispo em 5 de junho de 1994, em Porto Alegre, adotando por lema: Alias Oves Habeo  (Tenho outras ovelhas - Jo 10,16).

Sua atividade antes da ordenação episcopal foi intensa: formador e professor nos Seminários de Bom Princípio, Gravataí e Viamão. Reitor do Seminário São José, de Gravataí; Professor de Cultura Religiosa da PUC/RS. Pároco nas Paróquias São José de Sapucaia, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, São Cristóvão e Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre. Foi Juiz do Tribunal Eclesiástico de Porto Alegre e Penitenciário da mesma Arquidiocese.

Após sua ordenação episcopal, atuou como Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Coordenador de Pastoral Arquidiocesano, Secretário do Regional Sul 3, Vigário Episcopal do Vicariato de Montenegro, Moderador do Tribunal de 1ª Instância de Porto Alegre para o Interdiocesano Leste, Bispo referencial da Pastoral do Menor, Bispo referencial da Pastoral dos Negros, Bispo referencial da Pastoral da Saúde, Bispo referencial dos Diáconos Permanentes no Regional Sul 3.

No dia 15 de junho de 2004 Dom José Clemente foi nomeado Bispo da Igreja Particular Angelopolitana, vindo a tomar posse no dia 13 de agosto do mesmo ano. No ano de 2013 o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese Angelopolitana. Desde então Dom José Clemente é Bispo Emérito da Diocese, mudou-se para Montenegro e vem colaborando no atendimento pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre.

Clemente.jpg