Dom Estanislau Amadeu Kreutz

Data de Ordenação Episcopal: 17/09/1972
                                                                Data de Posse: 24/02/1974

Data de Falecimento: 06/07/2014

Dom Estanislau A. Kreutz  nasceu em Santo Cristo no dia 1º de julho de 1928, sendo batizado na Igreja Matriz Ascensão do Senhor. Fez os estudos primários na escola paroquial, em Santo Cristo e no Colégio Liminha em Santa Rosa. Em 1941, ingressou no Seminário São José de Cerro Largo. Continuou seus estudos em Santa Maria, no Seminário São José. Cursou Filosofia e Teologia em São Leopoldo, com os padres jesuítas, de 1948 a 1954. Foi ordenado presbítero no dia 28 de novembro de 1954, em Santo Ângelo.

Seu primeiro encargo foi o de vigário paroquial em Tucunduva. Em seguida, foi-lhe confiada a paróquia de Campina das Missões, onde foi pároco. E, posteriormente, reitor do Seminário São José de Cerro Largo.

Enviado a Roma para estudos de pós-graduação, especializou-se em Sociologia Religiosa e doutorou-se em Teologia Sistemática na Universidade São Tomás. De volta ao Brasil, foi assistente dos seminaristas maiores da Diocese e professor de Teologia no Seminário Maior de Viamão. A partir de 1970, foi reitor do Seminário Pe. Adolfo Gallas de Santo Cristo, e em 1972 foi coordenador diocesano de pastoral e secretário de Dom Aloísio.

Em 19 de junho de 1972, Paulo VI nomeou-o Bispo auxiliar na Diocese. Sua ordenação episcopal deu-se no dia 17 de setembro de 1972, na Igreja Matriz Ascensão do Senhor de Santo Cristo. Seu lema episcopal é Spe Gaudentes - Alegres na Esperança (Rom 12,12).
Com a transferência de Dom Aloísio, foi nomeado vigário capitular, vindo a assumir como Bispo Diocesano no dia 24 de fevereiro de 1974, cargo que ocupou até junho de 2004 quando se tornou bispo emérito. Além de dirigir a Diocese, foi membro da CEP Regional, Vice-Presidente do Regional Sul-3 da CNBB, Bispo referencial do setor Vocações e Ministérios do Regional Sul-3 e Bispo referencial da Pastoral da Juventude do Regional Sul-3.

Dom Estanislau faleceu no dia 06 de julho de 2014.