Pastoral Catequética

A catequese faz parte da missão da Igreja. Ela acompanha o povo da Diocese desde os Sete Povos das Missões, com a presença dos padres jesuítas, no início da história desta terra. Acompanhando os passos dados pela Diocese, a catequese procurou estar em sintonia com a proposta de pastoral e as orientações da Igreja. Motivada pela Palavra de Deus, visa tornar Jesus Cristo e o seu Evangelho sempre mais conhecidos e amados.

Presente e atuante em todas as paróquias, a catequese conta com cerca de 1.500 catequistas e acompanha em torno de 16.000 catequizando na Diocese.

Na caminhada, surgiram desafios e houve crescimento. Encontrar pessoas disponíveis; valorizar esse serviço, investir na formação integral de catequistas; motivar catequistas a aprimorar a formação e criar condições para exercerem seu ministério são tarefas importantes a serem realizadas pelas comunidades. Além, disso outros desafios são constatados. Organizar equipes de coordenação paroquial e comunitária para animar as iniciativas de catequese; responsabilizar as famílias e comunidades com esse serviço de evangelização; ajudar as pessoas a compreender  a ligação entre a fé e a vida para que as celebrações dos sacramentos motivem a sua participação autêntica na comunidade. Essas questões desafiam a criatividade e compromisso das lideranças e comunidades com o serviço da catequese.

Por outro lado, constatam-se grandes avanços no processo catequético. A formação continuada, sistemática e atualizada de catequistas qualificou sua atuação nas comunidades. A vivência alegre do ser cristão, comprometido com a realização do Reino de Deus, cativou catequisandos para o surgimento de Jesus Cristo. O conhecimento e aplicação das orientações propostas pelos documentos da Igreja ajudaram a realizar esse serviço com mais qualidade.

A realização das Jornadas Bíblico-Catequéticas, como formação continuada, a partir de diferentes métodos de leitura, favoreceu o processo catequético. A Escola Diocesana de Catequese, que propõe formação básica em liturgia, bíblia, metodologia, espiritualidade, antropologia e pedagogia, já realizada todas as foranias, estimulou a caminhada catequética nas paróquias e comunidades, entusiasmando as pessoas dedicas à catequese. A catequese sempre  precisa ser  projetada para o futuro, fundamentada no perdão, na esperança, no diálogo, na fé, apontando sempre para Jesus Cristo como caminho, verdade e vida.

inscricoes-abertas-para-catequese-de-adu