Pastoral Carcerária

É uma ação pastoral da Igreja Católica Romana no Brasil, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como objetivo a evangelização das pessoas privadas de liberdade, bem como zelar pelos direitos humanos e pela dignidade humana no sistema prisional.

É a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres onde procura desenvolver todos os trabalhos que essa presença vem a exigir. A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também ONG’s locais, nacionais e internacionais.

Principais Atividades

- Visitas aos presos, especialmente quando doentes, nas enfermarias ou nas celas de castigo ou de “seguro”;

- Celebrações e encontros de reflexões (formação cristã, eucaristia, círculos bíblicos, novenas,CF’s…);

- Atenção especial às áreas de extrema violência nas prisões;

- Sensibilização das comunidades sobre os problemas dos presos e o valor da Pastoral Carcerária;

- Parceria e relacionamento de trabalho com os poderes públicos.

- Diálogo com a sociedade a fim de promover uma consciência coletiva comprometida com a vida e a dignidade da pessoa humana.

- Trabalhar com os meios de comunicação;

- Participar das reuniões de formação, de atualização, de espiritualidade da equipe da Pastoral Carcerária local , nunca trabalhar isoladamente.