Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração (AO) é um serviço à Igreja. O nome o expressa: apostolado (missão, serviço); oração (missão através da oração). Sempre bem atenta e ligada à vida e à ação, assim é a oração cristã. O carisma, a espiritualidade do AO se apoia no oferecimento diário, na vivência da eucaristia, no culto especial ao Coração de Jesus, na abertura ao Espírito Santo, na devoção a Maria Santíssima e na sintonia com a caminhada da Igreja. Na Diocese, a maioria das paróquias é abençoada com a presença do AO. Em algumas delas, praticamente desde o seu início. Em outras, foi organizado ao longo das últimas décadas. A vitalidade dos grupos do AO é diferenciada, em grupos que são das cidades (matriz e bairros) ou das comunidades do interior.

Os grupos do AO cultivam a vivência da primeira sexta-feira do mês através da reunião dos associados, da participação da missa ou culto em honra ao Sagrado Coração de Jesus e a bênção do Santíssimo. Em junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, normalmente acontece a admissão de novos membros, conscientes da espiritualidade do AO. É muito significativa a realização dos Congressos Diocesanos do AO, caminhada que iniciou em 1991, na paróquia de São Luiz Gonzaga. Cada ano outra paróquia prepara e acolhe esse evento que reúne entre 1.500 a 2.500 participantes.