Seminário Padre Adolfo Gallas: Casa/espaço de formação de lideranças

Ao longo de mais de 50 anos de funcionamento, o Seminário foi e segue uma entidade de interação com a comunidade local.

Desde o início, o Seminário foi espaço para encontros, reuniões, formação de lideranças. Acolheu jovens agricultores, com formação para o trabalho rural, no Instituto de Educação Rural ali sediado. Nesta Casa, por muitos anos, foi realizada a Escola de Agentes de Pastoral de toda Diocese. Por um tempo, sediou a Casa Familiar Rural. Atualmente, também, acolhe grupo de Educação Infantil.

Nos mais de 50 anos, sempre houve muita formação de lideranças pastorais, sociais e para o trabalho humano na sociedade. O Seminário foi e segue sendo local de reuniões, de formação para quadros de entidades de vários campos da atividade humana na sociedade: cooperativas, sindicatos, empresas, órgãos públicos. Dessa ação formativa resultou e resulta um grande “capital humano” com atuação decisiva em tantos lugares, Brasil a fora!

Novo Conselho de Administração

No segundo semestre do ano de 2020 foi deliberada, pelos conselhos diocesanos, e aprovada nova modalidade para a Administração dessa Casa. O cuidado e os encaminhamentos de manutenção do Seminário, a partir de início de 2021, estão ao encargo do Conselho diocesano de Administração: - coordenador, o pároco de Santo Cristo (Pe. Carlos J. Griebeler); - três casais, representantes da Paróquia Ascensão do Senhor; - quatro casais, oriundos do Movimento de Cursilho, representando toda Diocese; - o coordenador diocesano de pastoral; - o ecônomo da diocese; - o Bispo Diocesano.

Com integrantes do Conselho, está constituída a Equipe Executiva: - coordenador; - secretário/a; - tesoureiro/a.

Seguem atendendo no Seminário uma Equipe de Serviço: um funcionário e duas funcionárias.

Finalidades

A Casa está dotada de infraestrutura básica/elementar para hospedagem de cerca de 150 pessoas (quartos individuais, coletivos, ...);

Dispõe de salões e salas para cursos, reuniões, palestras;

Há um amplo refeitório; uma bem equipada cozinha; - para atender cursos, encontros, treinamentos com refeições preparadas pela equipe da casa.


Autor: Pe. Carlos José Griebeler - Coordenador do Conselho

Administrativo do Seminário e pároco de Santo Cristo.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes