Participe do Seminário Virtual sobre a Campanha da Fraternidade 2022

Tradicionalmente a Igreja do Brasil lança, na quarta-feira de Cinzas, este ano dia 02 de março, a Campanha da Fraternidade, que terá como tema: “Fraternidade e Educação”. E com o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr. 31, 26). Pensando em um aprofundamento sobre esse tema tão caro para nossos dias, a Domus (Instituto das Irmãs Apóstolas da Sagrada Família) organizou um seminário temário intitulado "O grito da educação", em parceria com a Faculdade Dom Luciano Mendes e o Seminário São José da Arquidiocese de Mariana - MG.


Contexto do Seminário – “o grito da educação”

Neste momento pelo qual estamos passando, marcado por muito sofrimento e mortes, por adoecimentos causados pela pandemia, pelo aumento da desigualdade social, aumento da fome e da violência, os gritos podem ser resumidos pela pergunta:

o que está acontecendo com a nossa humanidade? Esta pergunta se desdobra em outra: qual jeito de entender a vida humana pode nos ajudar nos esforços de criação de soluções para tanto sofrimento?


Referencial


O texto-base da Campanha da Fraternidade de 2022 nos desafia a inventar outro humanismo com capacidade de sustentar a nossa ação e orientar na busca de soluções efetivas para os nossos problemas. O texto acompanha o movimento internacional lançado pelo Papa Francisco por meio do Pacto Educativo Global.

O Papa convida a todos os homens e mulheres de boa-vontade, com a capacidade de sentir indignação diante de tanto sofrimento, a trabalharem arduamente na invenção de outro humanismo.

Precisamos de outro modo de entender a vida de todo o Cosmos, dentro do qual está a vida humana. E necessitamos também de nos fazer de outro modo dentro deste novo humanismo, enquanto indivíduos e enquanto grupos de convivência.

A invenção do novo humanismo junto com a invenção do humano desafia o esforço da educação, tanto a educação em geral, enquanto compromisso de toda a sociedade, quanto a educação em particular, enquanto esforço das instituições educacionais.


Conferência Nacional de Educação

Neste ano de 2022 o Brasil vive um movimento de avaliação e discussão da educação, por meio da revisão dos planos de educação em cada município, em cada Estado, até culminar na Conferência Nacional de Educação a se realizar, em Brasília, no mês de novembro.

Todo este movimento tem o desafio de contribuir para a elaboração do novo Plano Decenal da Educação e de construir o Sistema Nacional de Educação. A grandeza destas duas tarefas faz a força do grito da educação.

Agora temos o desafio de elaborar um novo Plano Nacional de Educação e de construir um Sistema Nacional de Educação com a capacidade de formar o ser humano no esforço de enfrentar o sofrimento nos quais estamos envolvidos, junto com o sofrimento também presente em toda a natureza.


Programação:

Seminário- “o Grito da Educação”

Dias: 12, 19 e 26 de Fevereiro das 10h às 11h30min

Modalidade: online

Inscreva-se clicando neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeX0q8Y21nvXP99Ax-4oOshbJkl59GsM-Ng31_T0-zF5MZyWA/viewform?usp=sf_link


Notícias em Destaque
Notícias Recentes