Leonardo Envall Diekmann é ordenado Padre em Porto Lucena

Ao pôr do sol dessa sexta-feira, 27 de novembro, a Diocese de Santo Ângelo ganhou mais um padre. Em celebração festiva, mas reservada, o Diácono Leonardo Envall Diekmann foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Liro Vendelino Meurer e a oração da Igreja. A celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Lucena.

O badalar do sino da Igreja Matriz anunciava à pequena cidade que mais um filho desta terra estava dando seu sim a Deus, através do ministério ordenado. Segundo relata o pároco de Porto Lucena, Pe. Jair Schneider, Leonardo é o quinto sacerdote natural dali.

A pandemia exigiu medidas de proteção e prevenção para conter o coronavírus. A celebração foi restrita ao clero, membros da família, amigos mais próximos, membros da comunidade natal do Pe. Leonardo e uma representação das Paróquias de Porto Lucena e Giruá, onde o Neo Sacerdote foi ordenado Diácono e exerceu seu ministério.

Uma celebração emocionante, transmitida ao vivo pelo facebook da Diocese de Santo Ângelo – Pascom Missões, e pela rádio Navegantes. Mais de 800 pessoas acompanharam ao vivo pelo facebook. Diversas manifestações de carinho, felicitações e oração pelo Pe. Leonardo foram registradas.

Pe. Leonardo é natural da comunidade São Miguel Arcanjo, de Linha Guajuvira, em Porto Lucena. Nesta comunidade celebrou sua primeira missa, no domingo, dia 29 de novembro. A partir de 2021, exercerá seu ministério em Santa Rosa, como vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.


Confira o histórico da caminhada do Pe. Leonardo Envall Diekmann:


Leonardo Envall Diekmann é natural de Porto Lucena. É o segundo Filho de Ediana Natalina Envall e Antônio Diekmann. Leonardo residiu com seus pais e com sua irmã, Ana Claudia, até os 17 anos de idade, na Comunidade São Miguel Arcanjo, de Linha Guajuvira, município de Porto Lucena.

Em 2013, Leonardo ingressou no Propedêutico na cidade de Santa Rosa/RS, na Paróquia Sagrada Família, do Bairro Cruzeiro, sendo acompanhado pelo Pe. Rafael José Backes. Ali desenvolveu sua ação pastoral através do projeto social de auxílio à crianças em situação de vulnerabilidade social, junto à Associação Beneficente São Francisco de Assis – ABEFRA. Simultaneamente, envolveu-se na catequese, coral e grupo de jovens da Paróquia Sagrada Família.

No ano seguinte, 2014, iniciou seus estudos filosóficos em Passo Fundo/RS, no Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE, com um processo de formação integrada, sendo inserido na casa de formação dos Missionários da Sagrada Família – MSF. Em 2015, com a aquisição de uma residência própria por parte da Diocese de Santo Ângelo em Passo Fundo, Leonardo passou a ser acompanhado pelo Pe. Volnei José Arnt, residindo na casa de formação Santo Ângelo. Durante o período de formação filosófica, Leonardo auxiliou nos trabalhos pastorais da Comunidade Santa Isabel, uma atividade conjunta com as Irmãs do Imaculado Coração de Maria – ICM. No ano de 2016, concluiu os estudos filosóficos, formando-se bacharel em filosofia no IFIBE.

Em 2017 iniciou seus estudos teológicos junto ao Instituto de Teologia e Pastoral – ITEPA, em Passo Fundo, tendo como assistente de formação o Pe. Adriano André Maslowski. Desde então, Leonardo acompanha as atividades pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus aqui em Giruá. Em agosto de 2017 mudou-se para Santo Ângelo, passando a residir no Seminário Mártires das Missões, dando continuidade aos estudos teológicos junto ao Instituto Missioneiro de Teologia - IMT.

Desde 2018, Leonardo passou a integrar a Pastoral Carcerária de nossa Diocese, colaborando no trabalho de assistência religiosa aos apenados do presídio de Santo Ângelo e seus familiares. Desde 2019, também atua como secretário da Coordenação Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Sul 3 da CNBB. Além disso, Leonardo faz parte da nova Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação. No primeiro semestre deste ano, concluiu uma pós-graduação em Filosofia Contemporânea.

Em 01 de agosto de 2020, foi ordenado Diácono na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Giruá. Exerceu seu ministério diaconal especialmente em Giruá. Deu continuidade aos estudos teológicos e, em dezembro deste ano, concluirá o curso de Bacharelado em Teologia pelo IMT.


Confira algumas fotos da Ordenação do Pe. Leonardo Envall Diekmann:



Créditos das imagens: Ângela Procknow - Fotografia

Notícias em Destaque
Notícias Recentes

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113

CEP 98801-640

Caixa Postal 1090 - CEP 98801-610

Santo Ângelo - RS – Brasil

Tel.: 55 3313-5263; 55 3313-5308

Diocese logo original.png