Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã celebram 150 anos no Brasil

Um tempo de celebração e de graça – é com essa motivação que as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã iniciam as comemorações do Ano Jubilar pelos 150 anos da chegada da primeira comunidade no Brasil. Hoje, a missão evangelizadora iniciada em 1872, com seis religiosas alemãs, conta com mais de 300 Irmãs, se estende pelas cinco regiões do país, além da Guatemala e Argentina.

De acordo com a Irmã Mônica de Azevedo, Ministra Provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus, a missão das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil começa após o pedido do Padre Guilherme Feldhaus, que escreveu à Superiora Geral da Congregação, Madre Aloísia Lenders, que estava na Alemanha. Nesta carta, o superior da missão dos jesuítas no Rio Grande do Sul solicitou o envio de Irmãs para o Brasil, mais especificamente para São Leopoldo, a fim de assumirem a educação de crianças e jovens, filhas de imigrantes alemães.

Madre Aloísia, conta Irmã Mônica, viu neste apelo um aceno de Deus Bom e Providente: “Em 1872, as seis Irmãs vieram, escolhidas dentre mais de uma centena de irmãs que se dispuseram a vir como missionárias ao Brasil: Madre Ana Moeller, Irmã Teresia Cremer, Irmã Maria Lichtenberg, Irmã Florência Hemsel, Irmã Alvina Ferbers, Irmã Ludgera Hellwig. Sob a proteção de São José enfrentaram as dificuldades na longa viagem, durante toda quaresma do ano de 1872. No dia 31 de março, na radiosa manhã de Páscoa de 1872, o navio, trazendo entre seus passageiros as 6 irmãs missionárias, atracou em Porto Alegre. As Irmãs chegaram finalmente a seu destino, às 14h do memorável dia 02 de abril de 1872” disse.

Um século e meio depois, a Ministra Provincial destaca que missão cresceu para além daquele pedido inicial: “Hoje nós, 370 Irmãs em duas Províncias Brasileiras, continuamos esta missão confiada a nós pela Bondade e Providência de Deus, nos diferentes campos de missão: na educação, na saúde, na pastoral paroquial e nos projetos sociais junto aos mais pobres, no cuidado de crianças, adolescentes, jovens e idosos, tocando corações e construindo histórias” disse.

E é com esse espírito de gratidão pelo passado vivido que as comunidades franciscanas celebram o Ano Jubilar. A abertura congregacional foi realizada no Domingo de Páscoa, em São Leopoldo. Agora, estas celebrações se desdobram nas comunidades religiosas e espaços de missão: escolas, obras sociais, espaços de saúdes, comunidades eclesiais, entre outros.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a Congregação adaptou os eventos celebrativos como, por exemplo, uma exposição virtual, com o acervo do Centro Histórico da Província, sobre a história da chegada das Irmãs no Brasil, publicada nas redes sociais; Celebrações Eucarísticas com transmissão pela internet; Encontros e Estudos realizados na modalidade online; além de ações solidárias e de divulgação do Carisma Congregacional.

No mesmo espírito celebrativo e na mística do bom samaritano, que viu, sentiu compaixão, aproximou-se e cuidou (Lc10,33-34), uma nova comunidade de Irmãs, como presença franciscana missionária junto à Comunidade da Vila Santa Marta, periferia da cidade de São Leopoldo, será fundada como marco do ano jubilar em 2021. Conforme Ir. Mônica, “a nossa vida consagrada de seguimento a Jesus Cristo e a vivência do Evangelho nos convocam e animam sempre de novo a doar a nossa vida pelos irmãos e irmãs, aproximando-nos e cuidando especialmente dos mais sofridos e pobres. Sentimos o forte apelo do Espírito para ir ao encontro dos mais pobres de São Leopoldo, cidade que nos acolheu há aproximadamente 150 anos. O vigor missionário das 6 primeiras Irmãs, vindas da Alemanha ao Brasil, que recentemente recordamos na abertura do ano jubilar, inspira-nos a dar a nossa resposta às necessidades deste tempo e deste lugar.”


Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã


A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã foi fundada no dia 10 de maio de 1835, por Madre Madalena Damen, na Holanda. A Congregação tem como carisma: Confiar na bondade e providência de Deus, reverenciar toda a criação e viver o Evangelho em nosso tempo como São Francisco e Madre Madalena Damen. Na Diocese de Santo Ângelo, a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, está presente em: São Paulo das Missões (Hospital) e em Santa Rosa


FONTE: CNBB Sul 3

Notícias em Destaque