Diocese comunica o falecimento do Pe. Eugênio Hartmann

A Diocese Angelopolitana comunica, com profundo pesar, o falecimento do Pe. Eugênio João Hartmann, ontem ocorrido em um trágico acidente. O velório deverá acontecer na Igreja Matriz de Alecrim com início nesta segunda feira a tarde e depois segue para linha Acre, em Cândido Godói, com Missa de corpo presente às 18h. Mais informações estaremos divulgando ao longo do dia.


Histórico do Pe. Eugênio João Hartmann


Pe. Eugênio João Hartmann nasceu no dia 20 de dezembro de 1954 em Linha Atolosa – Cerro Largo, onde foi batizado. Sua infância e adolescência viveu na Linha Acre – Cândido Godói, onde continua se sentindo em casa. É filho de Beno Hartmann (in memóriam) e Berta Welter Hartmann. Tem 12 irmãos: Hélio, Ir. Celita, Ênio (in memóriam), Erno, Harry (in memóriam), Hari, Norma, Roque, Anita, Julci, Jacir e Marisa. Fez o Ginásio em Cândido Godói, e o Científico no Colégio Medianeira, morando no Seminário São José de Cerro Largo. Enquanto estava no Seminário Pe. Adolfo Gallas, fez o Curso Propedêutico, a Filosofia e Letras (Dom Bosco – UNIJUÍ).

No Seminário de Viamão fez o Curso de Teologia e trabalhou dois anos como assistente dos seminaristas no Seminário de Cerro Largo. No último ano de Teologia estagiou na Igreja Irmã de Marabá (PA), com a qual mantém contato e visitas até hoje. Foi ordenado padre no dia 12 de janeiro de 1985 na comunidade de Linha Acre – Cândido Godói. Seu lema de ordenação: “Eu te louvo, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.” (Lc 10,21). Nos 36 anos de Padre ajudou a servir em 6 Paróquias: 1985: Vigário Paroquial em Alecrim 1986 – 1989: Vigário Paroquial em São Luiz Gonzaga 1990 – 1994: Pároco de Catuípe e Chiapeta 1995 – 2000: Pároco de São Luiz Gonzaga 2001 – 2012: Pároco de Santo Cristo 2013 - 2021 - Pároco de Alecrim

Pe. Eugênio sempre se destacou nos seguintes trabalhos: Animador das Pastorais: Sempre procurou estar presente nas pastorais. Incentivou incansavelmente a formação contínua de lideranças nos diversos setores, sempre manteve funcionado todas as pastorais nas paróquias em que trabalhou. Foi também formador dos Seminarista externos do ensino fundamental e médio. Missionário: Sua paixão evangelizadora sempre foi a Missão. Sempre destacou-se na realização de Santas Missões Populares nas paróquias onde trabalhou. Destacamos aqui a realização das Santas Missões Populares nas Paróquias onde trabalhou. Seu espírito sempre esteve em sintonia com o modelo eclesial do Papa Francisco. Romarias e caminhadas: sempre foi um grande incentivador e animador de romarias, sendo que participou todos os anos da Romaria da Terra, da Romaria ao Caaró, onde inclusive é um dos fundadores da Trilha do Santos Mártires, da qual sempre participava. Sempre inovava com Romarias da Catequese, caminhadas e procissões. Canto e Liturgia: um amante do canto, sendo que com seu violão animava encontros, programas de rádios, e a roda de amigos. Sempre estimulou as comunidades a prepararem bem suas liturgias. Leitura: assíduo leitor. Lia diariamente o jornal, acompanhava o noticiário, procurava ler todos os documentos da CNBB, principalmente a análise de Conjuntura, como também lia muitos livros, pois era formado em Filosofia, Teologia, Letras/Inglês e Literatura. CEBs: As Comunidades Eclesiais de Base sempre fizeram parte da sua vida e opção pelos pobres, sendo que é o atual coordenador diocesano das CEBs. Sempre foi um dos animadores dos encontros diocesanos. Pastoral da Juventude: é uma das pastorais em que mais atuou em sua vida de padre, tem cursos de especialização na área da Pastoral da Juventude. Sempre acreditou que a Juventude é que dá ânimo e impulso nas comunidades e na sociedade. Clero Diocesano: foi coordenador diocesano dos padres. Sorriso e amizades: uma de suas grandes característica sempre foi seu sorriso, suas gargalhadas, o chimarrão, e o grande círculo de amigos que tem diocese a fora. Esporte: suas práticas esportivas preferidas sempre foram: futebol, caminhada, bolão e natação. Oração a oração fez parte do seu dia-a-dia, é devoto dos Santos Mártires das Missões e de Nossa Senhora, tanto que seu sonho era construir uma Gruta de Nossa Senhora Aparecida em Alecrim. E realizou este sonho com o apoio de toda a comunidade. Destacou-se sempre por sua simplicidade, humildade, franqueza, luta por justiça social e por um mundo melhor.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113

CEP 98801-640

Caixa Postal 1090 - CEP 98801-610

Santo Ângelo - RS – Brasil

Tel.: 55 3313-5263; 55 3313-5308

Diocese logo original.png