top of page

Diocese abre inscrições para curso sobre Ensino Social da Igreja

A Diocese de Santo Ângelo, em parceria com a Cáritas Diocesana, está organizando a Escola Missioneira, um curso de formação sobre o Ensino Social da Igreja Católica para leigos, sacerdotes, lideranças pastorais e demais pessoas interessadas.

A Escola Missioneira é uma continuação da Escola Cristã de Educação Política (ECEP), iniciativa da Província Eclesiástica de Santa Maria do Regional Sul III da CNBB. Desde 2015, a realização da Escola passou a ser em dois núcleos, favorecendo a participação de mais pessoas. Assim, Cruz Alta e Santo Ângelo passaram a ser um núcleo juntamente com Uruguaiana. E para 2021, dando um passo a mais, decidiu-se realizar a Escola em nível diocesano, sem deixar de manter o contato com as diversas dioceses e partilhar propostas e inovações na caminhada dessa formação. Assim, na Diocese de Santo Ângelo chegou-se a presente formulação, alterando a nomenclatura, mas sem fugir do propósito original de formação política dos cristãos, em conformidade com a Doutrina Social da Igreja.

A dimensão social e política é um elemento constitutivo da fé cristã. O foco da pregação de Jesus está no Reino de Deus, em oposição aos “reinos deste mundo”, que se impõem com violência e desrespeitam a dignidade das pessoas. O Reino pregado por Jesus nos convida a construir uma sociedade diferente, caracterizada por relações fraternas e por instituições sociais e políticas que favoreçam a justiça e a paz social. Acolher a pregação do Mestre e seguir seus passos requer uma espiritualidade encarnada, situada e interpelada no e pelo contexto socioeconômico e político. Requer participação, formação e reflexão política, inclusive a partidária, para a construção de uma sociedade justa, equitativa, pluralista e democrática.


Em sintonia com o Evangelho e a Bíblia em sua totalidade, o Ensino Social da Igreja também evidencia a preocupação pelo tema. Desde os primeiros séculos, os teólogos e pastores cristãos preocuparam-se com a justiça social e o compromisso dos seguidores de Jesus. Mais recentemente, diversos documentos do Magistério da Igreja propõem análises sobre as questões sociais dos tempos contemporâneos e apresentam luzes e exigências para uma ordem social justa e humana. O próprio Concílio Vaticano II dedicou ao tema a Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”. E os Papas, desde Leão XIII com a Encíclica “Rerum Novarum” (1891), vêm se ocupando frequentemente com o tema, até os nossos dias. O Papa Francisco tem mostrado que essa preocupação é muito atual.

Por isso, a Diocese convida a toda a nossa Comunidade Eclesial e público em geral para participar desta Escola Missioneira, sobre o Ensino Social da Igreja. Confira a programação:


PROGRAMAÇÃO:

1.Resgates do contexto e aspectos conjunturais: a 6ª Semana Social Brasileira

Dia 09/03/21

Horário: 19h30 às 21h


2. Sentido do Curso e breve histórico do Ensino Social da Igreja

Dia 23/03/21

Horário: 19h30 às 21h


3.Princípios da Doutrina Social da Igreja e as Juventudes

Dia 06/04/21

Horário: 19h30 às 21h

4.Fundamentos teológicos da política

Dia 20/04/21