Diocese abre inscrições para curso sobre Ensino Social da Igreja

A Diocese de Santo Ângelo, em parceria com a Cáritas Diocesana, está organizando a Escola Missioneira, um curso de formação sobre o Ensino Social da Igreja Católica para leigos, sacerdotes, lideranças pastorais e demais pessoas interessadas.

A Escola Missioneira é uma continuação da Escola Cristã de Educação Política (ECEP), iniciativa da Província Eclesiástica de Santa Maria do Regional Sul III da CNBB. Desde 2015, a realização da Escola passou a ser em dois núcleos, favorecendo a participação de mais pessoas. Assim, Cruz Alta e Santo Ângelo passaram a ser um núcleo juntamente com Uruguaiana. E para 2021, dando um passo a mais, decidiu-se realizar a Escola em nível diocesano, sem deixar de manter o contato com as diversas dioceses e partilhar propostas e inovações na caminhada dessa formação. Assim, na Diocese de Santo Ângelo chegou-se a presente formulação, alterando a nomenclatura, mas sem fugir do propósito original de formação política dos cristãos, em conformidade com a Doutrina Social da Igreja.

A dimensão social e política é um elemento constitutivo da fé cristã. O foco da pregação de Jesus está no Reino de Deus, em oposição aos “reinos deste mundo”, que se impõem com violência e desrespeitam a dignidade das pessoas. O Reino pregado por Jesus nos convida a construir uma sociedade diferente, caracterizada por relações fraternas e por instituições sociais e políticas que favoreçam a justiça e a paz social. Acolher a pregação do Mestre e seguir seus passos requer uma espiritualidade encarnada, situada e interpelada no e pelo contexto socioeconômico e político. Requer participação, formação e reflexão política, inclusive a partidária, para a construção de uma sociedade justa, equitativa, pluralista e democrática.

Em sintonia com o Evangelho e a Bíblia em sua totalidade, o Ensino Social da Igreja também evidencia a preocupação pelo tema. Desde os primeiros séculos, os teólogos e pastores cristãos preocuparam-se com a justiça social e o compromisso dos seguidores de Jesus. Mais recentemente, diversos documentos do Magistério da Igreja propõem análises sobre as questões sociais dos tempos contemporâneos e apresentam luzes e exigências para uma ordem social justa e humana. O próprio Concílio Vaticano II dedicou ao tema a Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”. E os Papas, desde Leão XIII com a Encíclica “Rerum Novarum” (1891), vêm se ocupando frequentemente com o tema, até os nossos dias. O Papa Francisco tem mostrado que essa preocupação é muito atual.

Por isso, a Diocese convida a toda a nossa Comunidade Eclesial e público em geral para participar desta Escola Missioneira, sobre o Ensino Social da Igreja. Confira a programação:


PROGRAMAÇÃO:

1.Resgates do contexto e aspectos conjunturais: a 6ª Semana Social Brasileira

Dia 09/03/21

Horário: 19h30 às 21h


2. Sentido do Curso e breve histórico do Ensino Social da Igreja

Dia 23/03/21

Horário: 19h30 às 21h


3.Princípios da Doutrina Social da Igreja e as Juventudes

Dia 06/04/21

Horário: 19h30 às 21h


4.Fundamentos teológicos da política

Dia 20/04/21

Horário: 19h30 às 21h


5.Fundamentos éticos da política

Dia 04/05/21

Horário: 19h30 às 21h


6.A relação da sociedade com o Estado e os direitos humanos

Dia 18/05/21

Horário: 19h30 às 21h


7.Compromisso social dos cristãos e políticas públicas

Dia 01/06/21

Horário: 19h30 às 21h


8.Ecologia Integral

Dia 15/06/21

Horário: 19h30 às 21h


9.Sustentabilidade e justiça social

Dia 29/06/21

Horário: 19h30 às 21h


10. Ecumenismo e cultura da paz

Dia 13/07/21

Horário: 19h30 às 21h


ASSESSORES:

Roseli Dias

Selvino Heck

Dom Sílvio Guterres Dutra

Frei Olávio Dotto

Sandro Gallazzi

Ricardo Rossatto

Rosângela Angelin

Noli Hahn

Loiva de Oliveira

Cléria Meller

Frei Sérgio Goergen

Pastora Romi Bencke


CERTIFICAÇÃO:


Certificação: serão emitidos certificados aos participantes inscritos pelo google forms mediando o pagamento de uma taxa simbólica de R$15,00 (quinze reais). O curso será gratuito aos que não desejarem certificação.


COMO PARTICIPAR?


Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/G7zBcgH9csxZypw27

As aulas serão transmitidas pelo canal do YouTube: Diocese de Santo Ângelo – Pascom Missões.

Mais informações, entre em contato:

- Milton César Gerhardt: 98402 3426 – e-mail: miltoncesargerhardt@yahoo.com.br

- Pe. Aloísio Ruedell: 99924 3417 – e-mail: aloisioruedell@gmail.com

Notícias em Destaque
Notícias Recentes