Dicas para celebrarmos a Semana Santa em família

Com a Solenidade de Domingo de Ramos a Igreja inicia a Semana Santa. Tempo de profunda reflexão, compenetração e respeito para o povo cristão, a Semana Santa é marcada pelas celebrações que fazem memória dos últimos momentos de Jesus até sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Normalmente, durante a Semana Santa, na quinta-feira pela manhã o clero se reúne com seu Bispo para renovar as promessas sacerdotais e abençoar os Santos Óleos. Na quinta-feira a noite, junto às comunidades, é celebrado o Lava-pés e a Instituição da Eucaristia. Já na sexta-feira à tarde, realiza-se a celebração da Paixão do Senhor. No Sábado à noite, a comunidade celebra a Ressurreição do Senhor com Vigília Pascal. E, finalmente, no Domingo é solenemente celebrada a Páscoa Cristã, a Vitória de Cristo sobre a morte.

Diante da situação que estamos enfrentando, atendendo as orientações da OMS e do ministério da saúde, todas as celebrações que reúnem público estão suspensas. Assim sendo, as celebrações da Semana Santa serão realizadas nas paróquias, pelos padres e equipes de liturgia, porém, sem a participação dos fiéis. O povo é chamado a participar das celebrações, acompanhando as mesmas pelos meios de comunicação, em suas casas. Em família podemos e devemos viver a Semana Santa. Mas, para melhor celebrar a nossa fé nesse tempo santo, pensamos em algumas orientações que podem nos ajudar.


Em sua casa organize:

1) Na Quinta-feira Santa: um altarzinho com jarra e bacia com água;

2) Na Sexta-feira Santa: uma Cruz na porta de sua casa e um altarzinho com o Crucifixo;

3) No Sábado Santo: Uma vela nova e a uma vasilha com água para serem abençoadas;

4) No Domingo de Páscoa: Acender a vela benta na vigília e amarre um lenço branco na porta da casa;


Notícias em Destaque
Notícias Recentes

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113

CEP 98801-640

Caixa Postal 1090 - CEP 98801-610

Santo Ângelo - RS – Brasil

Tel.: 55 3313-5263; 55 3313-5308

Diocese logo original.png