Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de maio pela importância do enfrentamento contra essa violência. O Maio Laranja é o espaço no qual a sociedade procura alertar, conscientizar, e lutar contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Igreja Católica, com o Papa Francisco, estabelece uma ação concreta de enfrentamento a “crimes de abuso sexual que ofendem Nosso Senhor”. Através da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi (VELM), de 7 de maio de 2019, o Papa determinou regras que estabelecem novos mecanismos para a promoção e tutela de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Diocese de Santo Ângelo em consonância com toda a Igreja estabeleceu, desde maio de 2020, a Comissão Diocesana de Promoção e Tutela de Crianças, Adolescentes e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. Tal Comissão é um sistema estável e acessível ao público para que possam realizar denúncias de possíveis crimes de abusos sexuais cometidos por parte de padres, religiosos e religiosas no território diocesano.


Os canais disponíveis para a indicação de uma denúncia que qualquer pessoa pode fazer, são pelo fone/whats (55) 99621-0515 (com Coordenador) ou pelo e-mail comissao.angelopolitana@gmail.com. A Comissão é regida por um Regulamento e conta com total sigilo para condução de um possível processo. Para esclarecer dúvidas entrar em contato.


Visite a página da Comissão em nosso site clicando aqui.

Notícias em Destaque