Comissão de Presbíteros promove encontro com representantes diocesanos

A Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 3 realizou na terça-feira, 29, reunião online com os representantes de cada arqui/diocese. Depois de um momento de espiritualidade, o Presidente da Comissão no Regional, Padre Rudinei Lasch, destacou a importância de que os presbíteros “estejam unidos na comunhão e na missão de cuidar de seus irmãos presbíteros na sua integralidade. Mesmo neste tempo de distanciamento social, não podemos nos isolar do presbitério, do Bispo e do povo”, destacou padre Rudinei.

O sacerdote fez também a leitura da Carta de Dom José Gislon, Presidente do Regional Sul 3 da CNBB, indicando o novo bispo referencial da Pastoral Presbiteral, Dom Adimir Antônio Mazali, Bispo Diocesano de Erexim. Dom Adimir saudou os representantes diocesanos salientando a unidade e propondo-se caminhar junto com a Comissão.

O bispo salientou ainda a importância da visita pessoal aos padres, o cuidado com o outro, a vida fraterna, a vida espiritual, a saúde física e mental. Trouxe uma preocupação com relação ao excesso de atividades que cria sobrecarga e esgotamento no ministério. Dom Adimir pediu também uma atenção especial aos padres jovens, já que o número de desistências é preocupante. Pediu a intercessão de Nossa Senhora, a Mãe dos Sacerdotes sobre todos os padres do Regional Sul 3.

Durante o encontro, os participantes realizaram também uma partilha da realidade de suas arqui/dioceses, a partir das motivações: Como está o trabalho da Pastoral Presbiteral na Diocese neste tempo? Quais iniciativas surgiram para cuidar dos irmãos presbíteros?

Entre as respostas de cada um, destacaram-se: visita aos presbíteros enfermos, formação on-line, encontros on-line com o clero, dia de recolhimento espiritual, visita do Bispo Diocesano aos padres, casa de acolhimento dos padres na Diocese, reunião do Conselho Presbiteral, Missa do Crisma aconteceu em datas diversas nas Dioceses. Além disso, em alguns locais criou-se uma Comissão Diocesana de Caridade e em outros foi realizada uma partilha fraterna financeira na Diocese entre os padres.

No Rio Grande do Sul, os padres que tiveram Covid-19 estão recuperados. No Estado, o presbitério sofreu com um óbito pela doença e destaca que o isolamento social não pode significar o isolamento do presbítero, já que isso “pode acarretar outras patologias, como por exemplo, a depressão e o cansaço espiritual”.

Durante a reunião os participantes reforçaram ainda algumas datas previstas para o próximo ano:

  • O 18º Encontro Nacional de Presbíteros foi transferido para os dias 25 a 30 de abril de 2021 em Aparecida – SP. O Regional Sul 3 estará representado por 48 presbíteros.

  • O Curso Regional de Presbíteros acontecerá nos dias 23 de agosto a 01 de setembro de 2021 no CECREI em São Leopoldo. O Curso tem 50 vagas e cada Diocese encaminha seus representantes pela Pastoral Presbiteral.

  • 39º Encontro Regional de Presbíteros acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2021 no CECREI.


Fonte: CNBB Sul 3

Notícias em Destaque
Notícias Recentes

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113

CEP 98801-640

Caixa Postal 1090 - CEP 98801-610

Santo Ângelo - RS – Brasil

Tel.: 55 3313-5263; 55 3313-5308

Diocese logo original.png