top of page

Animação bíblica da Pastoral e os Encontros Eclesiais do Tempo Comum

Conforme nosso 19º Plano Diocesano de Pastoral, a formação e a animação bíblica constituem-se a base de um caminho para o fortalecimento de nossas comunidades. Em nossa Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em 22 de outubro de 2024, na Catedral, em Santo Ângelo, a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral (AB-P) foi tema de reflexão junto ao clero e as lideranças, buscando a implementação na mesma em nossa caminhada evangelizadora.

Não se trata de criar mais uma pastoral, mas ter a Sagrada Escritura como alma, como vida de toda ação evangelizadora da Igreja, não justaposta às outras pastorais, e sim, como fonte da animação da vida e da pastoral inteira: “a Palavra de Deus precisa ser a inspiração de todo o ser e agir evangelizador eclesial” (Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja, n. 34).

Durante a assembleia, discutiu-se a importância de fortalecer os grupos eclesiais nas comunidades e animar a caminhada das pastorais, a partir da Palavra de Deus como um processo de conversão pastoral e comunhão com a caminhada eclesial da Igreja no Brasil. Cada paróquia comprometeu-se em escolher uma liderança para ser animador/a e representante paroquial sobre este tema.

Neste dia 30 de mês de abril, realizamos o primeiro encontro com estas lideranças, buscando animar e articular a missão dos grupos eclesiais de nossas paróquias. Agora, a partir do mês de maio até o mês de outubro estaremos disponibilizando através do site de nossa diocese e do Elo Diocesano roteiros para que os grupos eclesiais continuem se encontrando e refletindo a Palavra de Deus através de temas importantes para nossa fé e nossa caminhada eclesial durante o tempo comum.

Cada roteiro do tempo comum foi preparado por lideranças de nossas pastorais. No mês de maio, refletiremos sobre o Ano Santo ou Ano Jubilar; no mês de junho, seremos convidados a refletir sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus; em julho, o tema será sobre o Dízimo como sinal de partilha e gratidão; em agosto, refletiremos sobre a família como berço de todas as vocações; em setembro, o tema será sobre a importância da Palavra de Deus em nossas vidas; e, em outubro, no último encontro, o tema será relacionado às missões.

Lembramos a todas as comunidades, pastorais, e movimentos, a importância de ter a Palavra de Deus sempre presente nos momentos de encontros, formações e reuniões, não apenas como um símbolo, mas como um instrumento de oração e reflexão. Como nos ensina a carta aos Hebreus “a Palavra de Deus é sempre viva e eficaz” (Hb 4,12).

Tenha acesso aos roteiros dos encontros gratuitamente clicando aqui e baixando em seu celular e/ou notebook.

Autor: Pe. Leonardo Envall Diekmann - Coordenador Diocesano de Pastoral



Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes

CÚRIA  DIOCESANA

Rua Marquês do Herval, 1113

CEP 98801-640

Caixa Postal 1090 - CEP 98801-610

Santo Ângelo - RS – Brasil

Tel.:  55 3313-5308

Diocese logo original.png
bottom of page