Dom Adimir Mazali, Bispo nomeado para Erexim, é ordenado em Cascavel

Na noite do último sábado, dia 20, na Catedral N. Sra. Aparecida de Cascavel – PR, Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo local, conferiu a ordenação episcopal a Mons. Adimir Antonio Mazali, daquela Arquidiocese, nomeado Bispo da Diocese de Erexim pelo Papa Francisco no dia 15 de abril. Foram co-ordenantes, Dom Lúcio Baumgartner, Arcebispo emérito da mesma Arquidiocese e Dom Nélio Domingos Zortéa, Bispo de Jataí, GO, juntamente com outros 11 Bispos. Participaram da celebração em torno de 60 padres e 4 diáconos, alguns seminaristas, algumas religiosas, familiares e convidados.

No contexto da pandemia do Coronavírus, com isolamento total em Cascavel, todos usaram máscaras e observaram distanciamento, com ocupação mínima da ampla Catedral. Após as leituras, foi iniciado o rito de ordenação, com o canto de invocação ao Espírito Santo. Foram apresentados alguns dados da vida do ordenando, que tem mais de 27 anos de ministério presbiteral. O vigário geral da Arquidiocese, Pe. Reginei José Modola, solicitou ao Arcebispo que conferisse a ordenação episcopal ao eleito.

Dom Mauro iniciou sua homilia referindo-se à escolha de Jesus de seus apóstolos, aos quais confiou a missão de anunciar o Evangelho até o fim dos tempos. Estes constituíram sucessores. O bispo ordenante ressaltou que agora, Mons. Adimir foi escolhido para ser um deles. “Não foi seleção ocasional ou casual. Ele não se apresentou e nem pediu para ser bispo”, destacou. Ele recordou o dia em que o Núncio Apostólico lhe pediu para comunicar a padre Adimir que o Papa o havia escolhido para bispo e que esperava sua resposta. Como havia ensinado aos seminaristas que a vida de todos estava no plano de Deus e não deles, deu o seu sim generoso. Dom Mauro observou ainda que não há diocese perfeita, nem presbitério ideal, nem modelo ideal de bispo. Ressaltou alguns aspectos da natureza e da missão do episcopado, especialmente de que é um serviço ao povo de Deus. Exortou a Diocese de Erexim, para a qual é enviado, a acolhê-lo com alegria e gratidão. Por fim, fez menção ao lema do ordenando, Sal da Terra e Luz do Mundo, e expressou gratidão a Deus pela sua vida e ministério na Arquidiocese de Cascavel até agora.

Concluída a homilia, o ordenante convidou Mons. Adimir a manifestar suas disposições para a ordenação através de diversas perguntas, respondidas com simplicidade e determinação. Foi cantada a ladainha de todos os santos, durante a qual o ordenando ficou prostrado ao chão, em sinal de sua entrega nas mãos de Deus. Na sequência, deu-se o momento central do rito de ordenação episcopal, a imposição das mãos dos bispos sobre o ordenando, acompanhada por todos em profundo silêncio e a oração de ordenação.

Em continuidade, Dom Mauro ungiu a cabeça do novo Bispo e lhe entregou o livro do Evangelho, levado pelos padres assistentes, Pe. Claudir Vicente e Gustavo Luis Marmentini, e as insígnias episcopais, o anel, levado pela mãe, a mitra, pelo Pe. Mauro, vigário paroquial da

Catedral, e o báculo pastoral, pelo Pe. Dirceu Balestrin. Evangelho, missão de pregar a Palavra de Deus e ser mestre da fé. Anel, união espiritual e compromisso com a Igreja. Mitra, a fortaleza e a salvação, vem do alto. Báculo, missão de guiar e orientar seu rebanho, a exemplo e em nome de Cristo Bom Pastor. Em sinal de acolhimento a ele no colégio episcopal, os bispos o saudaram com o gesto possível nas atuais normas de prevenção ao contágio da pandemia.

Em suas palavras, o novo Bispo, Dom Adimir. Enfatizou que sua primeira mensagem como Bispo se resumia na palavra gratidão, a Deus pela vida, ministério e missão, a seus pais e irmãos, ao Arcebispo, padres, diáconos, aos coordenantes e aos outros bispos presentes, aos ex-alunos, aos consagrados, seminaristas, lideranças e comunidades das paróquias em que atuou, aos colegas professores e funcionários com os quais trabalhou nos centros de formação, à Pastoral Familiar. Assegurou à Diocese de Erexim que irá a ela para somar, dentro do objetivo do seu atual Plano da Ação Evangelizadora. Citou Santo Agostinho que dizia ao seu povo: convosco sou cristão, para vós sou bispo, assegurando a seus futuros diocesanos: “convosco sou mais um irmão, com os quais quero ser sal e luz”.

Texto: Pe. Antonio Valentini Neto Fotos: Rocheli Koralewski

do Regional Sul 3 da CNBB