Pe. Luiz Weber partilha a realidade enfrentada na missão, na África, neste tempo de pandemia

Desde o início de 2020, o Pe. Luiz José Weber, presbítero de nossa diocese, está atuando como missionário em Moçambique, na África. Por mais de 25 anos, Pe. Luiz foi missionário na Diocese de Marabá/PA. Ao final do ano passado, estando em ano sabático, Pe. Luiz manifestou seu desejo de fazer uma experiência missionária ainda mais radical, além mar. Ciente do projeto missionário que a Igreja do Rio Grande Sul desenvolve há mais de 25 anos na Diocese de Nampula, em Moçambique, Pe. Luiz manifestou seu interesse ao bispo diocesano. Após os trâmites legais, Pe. Luiz foi solenemente enviado à missão. Hoje, após 4 meses lá, Pe. Luiz partilha conosco um pouco de sua missão, a realidade enfrentada em solo africano e como estão agindo diante da nova realidade causada pelo coronavírus. Confira:

Estamos vivendo um tempo diferente. E, gostaria de partilhar o que nós, a equipe missionária enviada pelo Regional Sul 3 da CNBB, em Moçambique, estamos vivendo. No dia 20 de março, o presidente decretou algumas medidas preventivas para enfrentarmos e superarmos a COVID-19. E nós, nas duas paróquias que atendemos, São Miguel Arcanjo e São Paulo Apóstolo, em sintonia com a Diocese de Nampula, acatamos estas medidas. Em nenhuma das 157 comunidades há celebrações, catequese, formação. Tudo está fechado e suspenso. Motivamos a oração em casa. Nossas atividades através dos projetos sociais também estão suspensas. Nós, a equipe missionária, dentro do possível, estamos reclusos em casa.

A realidade social aqui é diferente. Não tem água encanada na maioria das casas. Existem poços comunitários onde as pessoas buscam água e a transportam carregando-a na cabeça em baldes e vasilhas. A manutenção das famílias se dá através da machamba (horta grande) e do trabalho informal. Neste tempo de pandemia é perceptível a dificuldade que o povo enfrenta de ficar em casa. Claro, motivamos e incentivamos o uso das máscaras e a higienização das as mãos. Porém, a infraestrutura é muito precária em todos os sentidos.

Nós, a equipe missionária, estamos desenvolvendo pequenas iniciativas para ajudar os que mais precisam. Apostamos no trabalho de conscientização, doação de máscaras, sabão e alimentação para os mais necessitados. Também trabalhamos com chás e a multimistura.

A COVID-19 já chegou a nossa porta. A situação, que no dia-a-dia já é difícil, torna-se mais preocupante com este vírus que encontra uma situação propícia para se difundir e ceifar a vida dos mais pobres, já que estes são os que mais padecem devido a infraestrutura precária. Estejamos em sintonia, rezando uns pelos outros e trabalhando de acordo com o que está a nosso alcance para preservar e promover a vida de todos.

Ao povo querido da Diocese de Santo Ângelo meu fraterno abraço”.