DICAS PARA CELEBRAR A SEMANA SANTA EM FAMÍLIA

Com a Solenidade de Domingo de Ramos a Igreja inicia a Semana Santa. Tempo de profunda reflexão, compenetração e respeito para o povo cristão, a Semana Santa é marcada pelas celebrações que fazem memória dos últimos momentos de Jesus até sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Normalmente, durante a Semana Santa, na quinta-feira pela manhã o clero se reúne com seu Bispo para renovar as promessas sacerdotais e abençoar os Santos Óleos. Na quinta-feira a noite, junto às comunidades, é celebrado o Lava-pés e a Instituição da Eucaristia. Já na sexta-feira à tarde, realiza-se a celebração da Paixão do Senhor. No Sábado à noite, a comunidade celebra a Ressurreição do Senhor com Vigília Pascal. E, finalmente, no Domingo é solenemente celebrada a Páscoa Cristã, a Vitória de Cristo sobre a morte.

Diante da situação que estamos enfrentando, atendendo as orientações da OMS e, todas as celebrações que reúnem público estão suspensas. Assim sendo, as celebrações da Semana Santa serão realizadas nas paróquias, pelos padres e equipes de liturgia, porém, sem a participação dos fiéis. O povo é chamado a participar das celebrações, acompanhando as mesmas pelos meios de comunicação, em suas casas. Em família podemos e devemos viver a Semana Santa. Mas, para melhor celebrar a nossa fé nesse tempo santo, pensamos em algumas orientações que podem nos ajudar.

Em sua casa organize: CNBB lança nota contra a ADI 5581 que pede descriminalização do aborto em infectadas por Zika vírus 1) Na Quinta-feira Santa: um altarzinho com jarra e bacia com água; 2) Na Sexta-feira Santa: uma Cruz na porta de sua casa e um altarzinho com o Crucifixo; 3) No Sábado Santo: Uma vela nova e a uma vasilha com água para serem abençoadas; 4) No Domingo de Páscoa: Acender a vela benta na vigília e amarre um lenço branco na porta da casa;