Diocese de Santa Cruz do Sul vai acolher 44ª Romaria da Terra

02/03/2020

Ao final da 43ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, no Parque de Eventos da cidade de Mormaço, diocese de Cruz Alta, na última terça-feira (25), a Diocese de Santa Cruz do Sul recebeu com alegria a notícia de que será sede da 44ª Romaria da Terra, no dia 16 de fevereiro do próximo ano.

A 43ª Romaria teve como tema “o bem viver no campo e na cidade” e reuniu aproximadamente 10 mil pessoas. A caminhada de 2,7 quilômetros motivou os participantes a refletirem e deixarem se inspirar pelos cenários montados ao longo do caminho. A missa, presidida por Dom Adelar Baruffi, teve a participação de 11 bispos e dezenas de padres. Em vez da tradicional Tribuna Livre, depois do almoço, foram organizados 11 oficinas onde foram debatidos temas como agroecologia, agroindústrias, fitoterapia, juventude, Laudato Si, questão agrária, etc.

Na celebração de encerramento, a Diocese de Cruz Alta passou os símbolos da Romaria (Vela e Cruz) para a Diocese de Santa Cruz do Sul. Em nome da Diocese, Pe. Roque Hammes, coordenador de pastoral, ressaltou que, após a consulta da Comissão Pastoral da Terra ao Bispo, foram feitas várias sondagens, que resultaram no compromisso das lideranças em assumir a Romaria. Por isso, no dizer de dom Aloísio, “não é o Bispo que assume a Romaria, mas é a Diocese que a vai assumir”. Desta maneira, a Diocese de Santa Cruz do Sul planeja que, no Lançamento do Ano Pastoral, deve começar a construir a Romaria e, já no dia 21 de abril, fazer um amplo debate com lideranças de todas as paróquias.

Desde já, a 44ª Romaria da Terra deve entrar na agenda das paróquias, setores de pastoral e movimentos de Igreja. A 44ª Romaria da Terra vai ser organizada pela Diocese de Santa Cruz do Sul, junto com a Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Diocese de Santa Cruz do Sul

Please reload

Notícias em Destaque

ASSISTA À MISSA DO CRISMA

8/4/2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Informações para Contato:

 

Diocese de Santo Ângelo, Rua Marques do Herval, 1113 - Santo Ângelo - RS
Fone: (55) 3313-5308