Triênio ao Ano Jubilar

Na caminhada pastoral da Paróquia Ascensão do Senhor surge um horizonte comemorativo. Eis que se aproxima o tempo festivo da celebração jubilar. Já se avizinha a data da solene comemoração do centenário da criação da paróquia. O ano dois mil e vinte e dois está às portas. O mês de julho, daquele ano, é especial. E o vinte e cinco é o dia do decreto de criação desta prestimosa entidade da comunidade local, a histórica Paróquia Ascensão do Senhor.

E se tornam intensas e sempre mais instigantes questões que convidam a refletir: como imaginar esse atual percurso paroquial, tendo como horizonte o jubileu centenário? Que aspectos dessa trajetória comunitária estão a merecer atenções especiais e a ênfase necessária a dinamizar os esforços desta porção do povo de Deus? Quais disposições pessoais favorecem a efetiva participação de cada qual nesse solene júbilo paroquial? Eis algumas perspectivas a inquietar e mobilizar as forças vivas desse significativo segmento da sociedade santo-cristense nesse próximo período histórico.

Recolher aspectos da história

Muito oportuna e decisiva será a atenção que deverá merecer a busca, a pesquisa da história dessa entidade centenária. Evidenciar elementos do contexto sócio, religioso, cultural, enfim, humano, que motivaram a decisão pela criação da paróquia constitui uma questão básica. Proporcionar uma visão panorâmica dessa trajetória centenária, caracterizando articulação de esforços, iniciativas comunitárias, protagonismo de grupos, realizações da colaboração popular favorece a compreensão do significado dessa organização eclesial nessa localidade regional.

Para animar e bem conduzir essa indispensável tarefa histórica é decisiva a organização de uma comissão de estudos e pesquisa. Caberá à mesma a coordenação desse esforço comunitário de busca, de pesquisa e elaboração desse espectro histórico. É de se imaginar o empenho atencioso para pesquisar informações; recolher aspectos relevantes dos cem anos da paróquia. Por certo, será oportuno elaborar alguma cartilha, organizar a produção de uma revista - uma publicação - como subsídio para proporcionar aos paroquianos, de forma criativa, elementos de reflexão crítico-criativa sobre essa trajetória. Bem sensato será buscar evidenciar o ‘espírito’ de fé, de vida comunitária, de mobilização e participação cidadã presentes e atuantes nessa história já centenária.

Dinamismo pastoral missionário

Ao mesmo tempo em que se busca, pela pesquisa histórica, ressaltar a riqueza dessa trajetória centenária, será fundamental a atenção ao esforço evangelizador atual. A vitalidade da comunidade paroquial reside na manutenção e persistência da força da fé viva, testemunhada e propagada.

O vigor do povo de Deus é sustentado pela contínua ação pastoral missionária em fidelidade ao ‘espírito’ emanado da Palavra de Deus. O permanente discernimento eclesial assegura a articulação de práticas decisivas, tais como, a formação de lideranças, a renovação criativa do espírito comunitário e a mobilização das forças vivas das comunidades de fé em sua participação na sociedade para promover a dignidade humana e fortalecer a paz.

Dimensão celebrativa e festiva

Não poderá faltar, entre as atenções, o cuidado com os aspectos bem expressivos e populares desse jubileu centenário. Co-memorar, solenizar, celebrar toda essa caminhada constitui importante fonte de renovação da esperança e da alegria de viver. Quem vive a ocasião de um acontecimento jubilar precisará vivenciar, intensamente, essa realidade.

Nesse particular, será fundamental a disposição de ‘ouvir’ as comunidades para celebrar bem, de jeito festivo. A criatividade há de ser incentivada. É de se imaginar ‘visitas’ de comunidades às outras, como formas de celebrar, partilhar. Favorecer jeitos de manifestar gratidão, louvor a Deus! Afinal, são 100 anos de história; é vida; é caminhada de povo. Eis que intensifica-se o convite para fazer parte desse esforço, histórico, pastoral, missionário, rumo à celebração do centenário da paróquia. Você deseja caminhar junto?

Pe. Carlos José Griebeler