40 anos do Movimento de Emaús em terras Missioneiras

27/11/2019

Fundado em 02 de junho de 1968, pelo Monsenhor Mário Kallazans, o Movimento de Emaús surgiu inicialmente como um da juventude em São Paulo. A partir de 1972 o movimento foi reestruturado, tornando-se um curso de valores humanos e cristãos, voltado para a evangelização da juventude. Rapidamente o Movimento de Emaús ganhou proporção nacional.

O Movimento chega à Diocese de Santo Ângelo em julho de 1976, por iniciativa do Pe. Leopoldo Santinon, MSF, na época pároco da Paróquia Sagrada Família. Naquele ano 8 jovens da diocese realizaram o curso na cidade de Passo Fundo. Durante 3 anos, outros jovens participaram de cursos de Emaús em outras dioceses como Bagé, Santa Cruz do Sul, Rio Grande e Pelotas. A semente plantada germinou no ano de 1979, quando foi realizou o primeiro curso de Emaús na Diocese de Santo Ângelo.

Daquela época até hoje se passaram 40 anos. O Movimento se expandiu, chegando a 14 paróquias da diocese. Centenas de jovens já fizeram esta experiência de 3 dias de intensa vivência com Deus e com a comunidade que se forma a partir de cada curso. São 3 dias de viagem no barco da vida, que tem como timoneiro o próprio Cristo.

Confiantes da proteção de São João Batista, padroeiro do Movimento, o Emaús deseja continuar anunciando o Evangelho aos jovens, sendo protagonista nas comunidades, a serviço do Reino de Deus. E, para celebrar esses 40 de vida e missão na Diocese de Santo Ângelo acontece, no dia 07 de dezembro, na praça da Catedral, em Santo Ângelo, a celebração de ação de graças, as 19h, seguida pelo Show com a banda Anjos de Resgate, as 22h, aberto público, totalmente gratuito.

ADMISSÃO À ORDEM SACRA

6/12/2019