DIOCESE DE SANTO ÂNGELO REALIZA 86ª ROMARIA AO SANTUÁRIO DOS MÁRTIRES DO CAARÓ

18/11/2019

Fé, devoção, esperança e gratidão são algumas das motivações que moveram milhares de fiéis ao Santuário dos Mártires do Caaró, nesse domingo, dia 17 de novembro. A devoção aos três padres jesuítas, São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilhos, martirizados no século XVII se espalhou por nossa região, atingindo outros países. A maior manifestação de fé aos três santos missioneiros acontece através de uma grande romaria, todos os anos, no mês novembro, que neste ano de 2019 chega a sua 86ª edição.

O dia começou cedo, com a chegada dos romeiros. Peregrinos que saíram de São Nicolau, Santa Rosa, Giruá e Três de Maio estavam na estrada há vários dias, caminhando, rezando e refletindo sobre a vida e a história dos Santos Missioneiros.

No pórtico de entrada do Santuário a Pastoral da Juventude dava as boas-vindas aos romeiros que chegavam de diversas comunidades da diocese de Santo Ângelo, de outras dioceses e outros países. As 9h iniciou a celebração da Via-Sacra encenada e coordenada pela Paróquia de São José do Inhacorá. A cada estação, os romeiros contemplavam o sofrimento de Cristo meditando sobre tantas situações de injustiça em nosso país.

As 10h iniciou a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer, e concelebrada por diversos padres diocesanos e religiosos presentes. Em sua homilia Dom Liro destacou o exemplo missionário deixado pelos Santos Mártires como um incentivo ao espírito missionário em nossa Igreja. Ao fim da celebração, em um momento coordenado pelo Pe. Afonso Werle, o Pe. Luiz Weber, ao lado de seus pais e irmãos, recebeu a bênção de envio para sua nova missão, em Moçambique, na África. A emoção tomou conta dos presentes, que em um gesto de entrega e de bênção estenderam suas mãos em direção ao Pe. Luiz que foi solenemente enviado por toda a Diocese Angelopolitana ali representada.

Após o almoço os romeiros que peregrinaram a pé até o Santuário puderam partilhar a experiência vivida. Após as partilhas aconteceu o tradicional momento cultural, com apresentações de danças encenando a história jesuítico-guarani por um grupo folclórico de Santo Miguel das Missões.

As 15h aconteceu a Bênção da Saúde e o envio dos fiéis coordenada pelo Pe. Valcir Puhl, pároco de Cândido Godói e coordenador dos presbíteros.

ADMISSÃO À ORDEM SACRA

6/12/2019