FESTA DO POVO NA PARÓQUIA ASCENSÃO DO SENHOR
O alvorecer do dia foi um encanto! Temperatura amena! Alguns raios solares marcando presença em meio ao panorama semi-nublado! Este ambiente natural associou-se ao espírito fraterno e festivo que, aos poucos, foi tomando conta das pessoas que começavam a movimentar-se.
Equipes de acolhida com jovens e catequistas recepcionavam visitantes nas entradas da cidade. Bem cedo, chegaram caravanas de pessoas, vindas de diferentes paróquias! Pessoal das equipes de serviço, animação, oração e outras foram tomando seu lugar no ambiente movimentado desde o início da manhã.
Os caminhos e rumos desse povo levavam ao Centro Social Paroquial. Amplo salão comunitário da Paróquia Ascensão do Senhor de Santo Cristo. Parecia ficar pequeno, diminuindo, à medida em que os grupos de participantes iam chegando e entrando nesse espaço acolhedor.
Aos poucos, a vibração, as falas, a alegria, cânticos, orações foram criando vida, ânimo, entusiasmo. Estava iniciando o 29º Congresso diocesano do Apostolado da Oração, Rede Mundial de Oração, como gosta de o chamar o Papa Francisco. Foi no Dia Mundial das Missões, o terceiro domingo do Mês Missionário Extraordinário, 20 de outubro de 2019.
Oração, abertura
Para criar um ambiente de oração e animação, a equipe de cânticos favoreceu o espírito celebrativo do povo reunido. Uma solene oração de abertura criou o ambiente de meditação, integração inicial. Os grupos foram trazendo seus símbolos, os estandartes que proporcionaram o colorido ao espaço do encontro.
A oração ajudou a sintonizar mais intensamente com o tema do Congresso: Com Cristo em missão a serviço da vida! O lema ajudava a animar as pessoas presentes ao Encontro: Nós amamos porque Deus primeiro nos amou! Tais palavras inspiradoras favoreceram o clima orante que marcou presença ao longo do dia.
Meditação, adoração
Pe. Luís Weber conduziu uma serena, mas bem fundamentada reflexão sobre o tema do Congresso. Sua fala ajudou participantes a sintonizar mais profundamente com a caminhada missionária do povo de Deus. Sua experiência missionária no projeto Igrejas-Irmãs, com a atuação ao longo de vários anos na diocese de Marabá, lhe deu condições para conduzir, com muita qualidade, essa reflexão.
Um momento bem significativo no Congresso é o da Adoração do Santíssimo. Com a devoção própria das pessoas participantes proporcionou uma vivência orante muito profunda. Bem animada pela equipe das paróquias de Cândido Godói e Alecrim.
Almoço, hora cultural
Uma verdadeira confraternização popular. Um agito intenso. Uma movimentação bem animada. Esforço das equipes de serviço em bem atender a todas as pessoas. O almoço no encontro foi em forma de lanche. Todos sentiram-se muito à vontade. Uma festa do povo. Encheu o coração de alegria essa confraternização.
Seguiu-se uma bem festiva apresentação cultural. Participantes foram brindados com cantigas pelo “Coral Santa Cecília”. Seguiu música de bandoneon. Gurizada apresentou músicas de gaita, pequena mostra de talentos. O show foi completado com breve apresentação do grupo “Som do Coração”.
Terço missionário, Missa
O Congresso teve solene conclusão com dois momentos celebrativos. Animado por grupos das foranias da diocese, o Terço Missionário cria comunhão de fé e oração com o povo de Deus dos vários continentes do Mundo e as intenções missionárias da humanidade.
A solene concelebração eucarística, presidida por Dom Liro, coroou com pleno êxito esse vibrante Congresso diocesano. Para fortalecer as esperanças de quem participou. Para renovar as disposições de seguir a caminhada no dia a dia!
Para marcar, de modo especial, a presença nesse Congresso, participantes foram presenteados com uma lembrancinha bem sugestiva: mudas de plantas medicinais preparadas por pessoas integrantes da pastoral da saúde.
Cerca de 1700 pessoas vivenciaram esse domingo especial. Deus siga abençoando essa preciosa manifestação de fé e vida comunitária.
Colaboração: Paróquia de Santo Cristo.