Dois Seminaristas de Teologia são admitidos as Ordens Menores

12/07/2019

Durante a Missa ontem, dia 11 de julho, junto ao Carmelo de Santo Ângelo, presidida pelo bispo, Dom Liro Vendelino Meurer, ele admitiu o seminarista Leonardo Envall Diekmann aos ministérios Leitor e Acólito, e o seminarista Jean Rodrigo Pinheiro, ao ministério de Leitor.
Estes ritos fazer parte da caminhada formativa, rumo ao presbiterato. São considerados, desde muito tempo, ministérios de serviço à Igreja, em especial, ao ofício da Liturgia Sacramental:

Leitorato: ministério recebido com a intenção de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja.

Acolitato: ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro de eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral. Comumente se chama acólitos aos ministros de altar que ajudam o padre, mesmo que estes não tenham nenhuma caminhada de seminário, nem seja ministro de eucaristia, mas que ajuda nos ritos da missa, seja na procissão, naveta, turíbulo, condução de velas, tochas, missal, etc.

Rezemos pela caminhada vocacional de nossos seminarista, e para que o Senhor da Messe suscite novos ministros de sua Palavra e Eucaristia!

Paróquia Santo Lúcia de Caibaté e Mato Queimado elege nova coordenação paroquial

18/2/2020