Paróquia Sagrada Família de Nazaré de Cerro Largo celebra centenário de criação no próximo domingo, dia 05.05.2019

03/05/2019

A Paróquia Sagrada Família de Nazaré, com suas 42 comunidades, está vivendo o seu centenário.

 Numa região essencialmente germânica, a Paróquia de Cerro Largo nasce sob o signo da religião e da Igreja viva dos agricultores vindos das colônias velhas, da região de São Leopoldo, que se instalaram na antiga Colônia Serro Azul, hoje municípios de Cerro Largo, Salvador das Missões e parte do município de Rolador.

Os imigrantes traziam na bagagem toda sua cultura e fé. Ali se instalaram, formando seus vilarejos, construindo suas escolas, casas e igrejas. Com o passar dos anos, as antigas vilas se tornaram cidades e, em Cerro Largo, na data de 26 de abril de 1919, foi instituída a sede da Paróquia Sagrada Família de Nazaré, pelo então bispo de Uruguaiana, Dom Hermeto Pinheiro. O atendimento da paróquia ficou confiado, inicialmente, aos padres palotinos e, posteriormente, aos jesuítas até 1956, quando os padres diocesanos a assumiram.

Nesses 100 anos, muitos acontecimentos marcaram profundamente a trajetória da Paróquia, merecendo destaque a realização do 13º e do 19º Congresso Católico, que aconteceram nos anos de 1928 e 1940, reunindo milhares de participantes. Entre os anos de 1913 e 1921, com a colaboração de toda a comunidade era erguida a imponente igreja matriz que se tornou símbolo de Cerro Largo. Foi também a partir da comunidade paroquial de Cerro Largo que os Santuários de Caaró, idealizado pelo Padre Max von Lassberg, e de Assunção do Ijuí, coordenado pelo Padre Wiro Rauber, foram construídos.

Terra de numerosas vocações sacerdotais e religiosas, a Paróquia centenária sempre priorizou a formação leiga e as diversas pastorais. A partir de 1920, as Irmãs Filhas do Amor Divino passaram a estar presentes na Paróquia através do Instituto Nossa Senhora da Anunciação. Em 1935, inaugurava-se efetivamente a presença dos Irmãos Lassalistas, em Cerro Largo, através do Colégio La Salle Medianeira. No ano de 1937 era solenemente inaugurado o Seminário Menor São José, visando à formação inicial dos futuros presbíteros da Diocese. Essas instituições tiveram papel preponderante na história de toda a região.

A Paróquia, nestes 100 anos, viveu a transição do Concílio Vaticano I para o Concílio Vaticano II. Este último se tornou um marco na história da Igreja. Foram períodos bem distintos e, consequentemente, com orientações diferentes. Com um passado riquíssimo, um presente desafiador e um futuro cheio de esperanças, a Paróquia Sagrada Família de Nazaré compreende sua missão enquanto uma Igreja viva, formada por cristãos leigos que se sentem protagonistas da transformação dos diferentes ambientes nos quais estão inseridos como sujeitos eclesiais.

Em comemoração pelo centenário de criação, entre as diversas atividades realizadas, sob a orientação do atual pároco, padre Erno Junges, a Paróquia Sagrada Família de Nazaré organizou uma revista comemorativa para registrar os fatos marcantes dessa história centenária de evangelização.

Please reload

Notícias em Destaque

PARÓQUIA DE GUARANI DAS MISSÕES CONVIDA PARA CELEBRAÇÃO DOS SEUS 90 ANOS DE CRIAÇÃO

13/11/2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Informações para Contato:

 

Diocese de Santo Ângelo, Rua Marques do Herval, 1113 - Santo Ângelo - RS
Fone: (55) 3313-5308