Paróquia Santa Cecília de Alecrim realiza Assembléia Paroquial de Pastoral

Todos os anos antes de iniciar a Quaresma, a Campanha da Fraternidade e as atividades pastorais é realizada a nossa Assembleia de Pastoral que reúne as lideranças pastorais de todas as comunidades. O objetivo desta Assembleia é avaliar o andamento de tudo o que se faz na paróquia e fazer o planejamento para o ano, lançando luzes para os anos seguintes.

            A Assembleia é a instância máxima de decisões da Paróquia. O que é decidido ali, todos assumem como orientação de trabalho conjunto.

            A Assembleia é realizada tendo presente as prioridades da Assembleia Diocesana, realizada em outubro, e depois da primeira reunião Diocesana de padres, coordenações de pastorais e catequese, no início do ano.

A nossa assembleia foi realizada no sábado dia 02 de março. Foi muito dinâmica. Todas as 103 lideranças foram acolhidas com alegria pela equipe de coordenação  e então iniciados os trabalhos.

            A primeira reflexão foi sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”. A seguir especialistas em energia solar fizeram uma projeção de vantagens e custos para a Paróquia entrar num Sistema Solar Fotovoltaica, por ser uma energia limpa e uma alternativa às Barragens. A seguir as pastorais, através de seus coordenadores expuseram seus trabalhos e a programação de cada pastoral para o ano: diretorias, ministros, catequese, jovens, cursilho, Pastoral do Dizimo, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária...  Muito animado o trabalho realizado por toda nossa Igreja. É o Espírito Santo vivo e presente na Igreja de Jesus Cristo que nós temos a alegria de ajudar a animar.

            Em seguida o Sindicato dos Trabalhadores Rurais colocou a preocupação de todos os trabalhadores com referência a esta reforma da Previdência. E as comunidades receberam um abaixo assinado contra esta reforma. Também o Movimento dos Atingidos por Barragens convidou a todos para a Celebração Ecumênica em Itajubá, Porto Mauá, dia 16, preocupada com as Bhttp://trabalho.gov.br/seguro-desemprego/modalidades/seguro-desemprego-formalarragens.

            Foi exposto, após ter sido discutido no Conselho de Pastoral, nosso Projeto Missionário, neste Ano Extraordinário Missionário.

            Por último em grupos foram definidas as prioridades pastorais para o ano:

  1. Realizar a Proposta Missionária em todas as comunidades, tendo como referência os Santos Mártires das Missões e o Caaró.

  2. Que as missões sejam realizadas com destaque a liturgias bem preparadas. Por isso, propôs estudos de liturgia, ensaios de canto e retiro dos missionários.

  3. Realizar com o Serviço de Animação Vocacional da Diocese um Congresso Vocacional Paroquial.

  4. Aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade nas comunidades, escolas e grupos eclesiais.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

 

 

 

 

Please reload

Notícias em Destaque

VEM AÍ MAIS UMA PEREGRINAÇÃO DA PESSOA IDOSA

24/1/2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Informações para Contato:

 

Diocese de Santo Ângelo, Rua Marques do Herval, 1113 - Santo Ângelo - RS
Fone: (55) 3313-5308