Dom Liro preside Missa de Natal na Catedral em Santo Ângelo

24/12/2018

A Missa foi celebrada às 20 horas com a presença de um grande número. O evangelho da celebração, que conta a história do nascimento de Jesus, foi encenada pelo Emaús da Catedral.  Dom Liro logo após a encenação fez uma rápida homilia e destacou que o Natal é tempo de esperança e alegria.

 

Veja abaixo na íntegra a rápida homilia de Dom Liro:

 

Nasceu-nos um menino, um filho nos foi dado.”Glória a Deus ao mais alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados”. Celebramos a chegada de Deus, o anjo anuncia aos pastores a grande notícia:”Eu vos anuncio uma grande alegria, nasceu para vocês o Salvador, que é o Cristo Senhor”.

Nós nos sensibilizamos com o que significa a presença de Deus entre nós. Deus mora conosco. Não é mais tempo de trevas, mas de luz, de paz, de reconciliação:”O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”(Is).

O que foi anunciado, aconteceu. Está presente o Deus Emanuel, Deus conosco. Jesus nasceu pobre, humilde. Assim Ele se apresentará, não como alguém que domina todas as coisas, mas assim servirá e atenderá todas as pessoas, de modo especial os esquecidos, os abandonados e não valorizados.

Uma vida nova recomeça. É tempo de esperança e alegria. A Boa Nova é para todos, especialmente para os que vivem numa situação de indignidade.

Então, o que celebramos no Natal? Jesus, o menino de Belém, nasceu da Virgem Maria, veio habitar no meio de nós. Ele é a verdadeira luz que brilhou para o que andava nas trevas. Ele veio para nos salvar e fazer de nós participantes da Sua vida divina. Celebrar o Natal sem nos deixar envolver pela ternura do amor de Deus é a mesma coisa que participar de uma festa sem conhecer os verdadeiros motivos da comemoração.

Abramos o nosso coração para sermos iluminados por Cristo. Sem essa abertura, a luz de Cristo não pode iluminar nossa vida. A celebração do nascimento de Deus em nós exige amor, perdão, bondade, alegria e paz. O mais importante é a decisão de uma vida nova, baseada nos ensinamentos de Cristo, que nos fazem assumir atitudes concretas e coerentes na vida cotidiana.

Na realidade em que estamos, existem muitos que caminham nas trevas do pecado, e Jesus quer iluminar essas pessoas através de nós. Necessitamos de coragem para testemunhar o amor de Deus a partir de pequenas coisas e das escolhas do nosso dia a dia. Isto será favorável para uma vida nova. Deus está conosco, já não estamos sozinhos, pois a luz brilhou no meio das trevas. Abramos o nosso coração para a novidade de Deus.

 

No final Dom Liro desejou  um feliz e abençoado Natal a todos os fiéis presentes na Catedral e também de toda Diocese de Santo Ângelo com muita paz, saúde e felicidade.

 

 

 

Please reload

Notícias em Destaque

Paróquia Santo Lúcia de Caibaté e Mato Queimado elege nova coordenação paroquial

18/2/2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Informações para Contato:

 

Diocese de Santo Ângelo, Rua Marques do Herval, 1113 - Santo Ângelo - RS
Fone: (55) 3313-5308