Animação Bíblico-Catequética da Diocese realiza encontro de avaliação e celebração da caminhada em 2018 e planejar o trabalho para 2019

12/11/2018

Sábado, próximo passado, 10-11-18, reuniram-se nas dependências do salão da Catedral as Coordenações Paroquiais da Animação Bíblico-Catequética da Diocese. As 06 foranias da diocese se fizeram presentes. As foranias de Santo Cristo e Santa Rosa com 100% de presenças e as demais foranias com a presença de algumas paróquias. O objetivo do encontro, conforme agenda prevista no início do ano,  foi AVALIAR e CELEBRAR a caminhada realizada em 2018 e PLANEJAR o processo que desejamos construir em 2019.

A pauta desenvolvida contemplou:

1. De modo geral, que avaliação fazemos da vida e caminhada da Animação Bíblico-Catequética, em nossa Igreja diocesana, ao longo deste ano 2018? (Ter em conta: formação continuada de catequistas, assessorias da equipe diocesana, encontros diocesanos de coordenações,...)

2. A Jornada Bíblico-Catequética constitui-se como eixo decisivo do processo da Animação Bíblico-Catequética. – Contempla a linha pastoral “animação bíblica de toda a vida e pastoral”; - expressa disposições de intensificar a dinâmica da “iniciação à vida cristã”. A Jornada desenvolve-se ao longo do ano, nas comunidades, paróquias, foranias, diocese, por meio de um conjunto de iniciativas: leitura, meditação, estudos, reflexões dos textos do livro bíblico do ano (em especial!); encontros de formação bíblica em diferentes instâncias.

a) Como avaliamos essa caminhada realizada?

b) Que sugestões apresentamos para fortalecer esse processo?

3. III Peregrinação diocesana da Animação Bíblico-Catequética. Realizar síntese das apreciações feitas pelas paróquias.

4. Coordenação diocesana da Animação Bíblico-Catequética. A própria equipe e sua atuação precisam ser avaliadas. - Que observações vocês apresentam em relação a isso?

- Questão decisiva: - É preciso realizar mudanças na Equipe de Coordenação e Assessoria?

- Em caso afirmativo, que nomes sugerem para essa equipe?

Perspectivas ano 2019

1. É oportuno apresentar novamente (como o foi em 2017!) um projeto específico, em toda Diocese, de acolhida e comprometimento com a proposta do Livro Bíblico do Ano 2019, no caso, a 1ª Carta de São João? (Formatar um projeto com indicações práticas, iniciativas para popularizar, o mais possível, a leitura, meditação, estudo e reflexão da 1ª Carta de São João com os mais diversos segmentos da Igreja diocesana!)

2. Programação de encontros / atividades / iniciativas da Animação Bíblico-Catequética para o ano/2019.

Além disso, a Pastoral da Juventude, como parte do processo de Evangelização, participou do encontro e, as foranias tiveram a oportunidade de agendar encontros com adolescentes e jovens no próximo ano.

Marlene Faleiro

Coordenadora Dioc. da AB-C

Pe. Carlos José Griebeler

assessor Dioc. da AB-C