Alecrim sediou o 35º Encontro Diocesano de CEBs

22/10/2018

Nos dias 20 e 21 de outubro, foi realizado na Paróquia Santa Cecília de Alecrim o 35º Encontro Diocesano de CEBs. O encontro teve como tema: CEBs: Leigos e leigas a serviço da vida, e o lema: Vós sois sal da terra e luz do mundo.

Participaram do encontro 365 delegados de 29 paróquias diferentes, e cerca de 100 pessoas envolvidas diretamente nas 21 equipes de serviço.

O encontro foi assessorado pelo Prof. Dr. Antônio Andrioli, pela Ir. Lourdes Follmann e pelo Pastor Renato Kuntzner.

Do encontro saiu um carta direcionada à todas as comunidades da Diocese.

CARTA

35º ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE –

CEBs

Paróquia Santa Cecília – Alecrim/RS – 20 e 21/10/2018

Nós, 363 participantes do 35º Encontro Diocesano de CEBs, em sua maioria leigos e leigas, o Bispo D. Liro Vendelino Meurer, vários padres e pastores e membros da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e Ortodoxa Católica, expressivo número de jovens, reunidos nos dias 20 e 21 de outubro de 2018, na Paróquia Santa Cecília, em Alecrim, saudamos fraternalmente a todas as comunidades e paróquias da Diocese de Santo Ângelo.

Uma carinhosa acolhida, a solene abertura do encontro, a oração inicial, a memória dos encontros entusiasmou seus participantes. A apresentação da síntese dos estudos feitos nas paróquias introduziu as reflexões sobre o tema do encontro.

Refletimos sobre o tema “CEBs: Leigos e Leigas a serviço da vida”, motivados pelo lema “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”. Com a ajuda de ótimos assessores tomamos consciência da realidade social e política em que vivemos e das perspectivas ameaçadoras que pairam sobre o meio ambiente.

A discussão do tema esclareceu-nos que nossa primeira missão, enquanto leigos e leigas cristãos, é estar a serviço da vida, lembrando as palavras de Jesus: “eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10). É decisivo, na missão, manter vivas as comunidades, espaços de encontro para fortalecer nosso testemunho de fé e a entreajuda das pessoas. A vida de comunidade é um contraponto ao individualismo e à divisão, fortemente presentes em nosso país.

É no espaço da comunidade de fé que criamos consciência crítica e, a partir da Palavra de Deus, olhamos para a realidade. Percebemos as condições objetivas da natureza e da sociedade, e também percebemos as possibilidades de mudança mediante ação humana. A realidade pode ser diferente. Se há pobreza, desigualdade e injustiça, está em nossas mãos mudar essa realidade. Não foi sempre assim. Da mesma forma, está em nossas mãos mudar a relação com a natureza, buscando e fortalecendo a agricultura agroecológica.

Para que isso possa acontecer, identificamos vários desafios a merecerem atenção de todos nós:

• Formação de novas lideranças comunitárias e políticas;

• Ser efetivamente uma Igreja em saída, indo ao encontro dos afastados e excluídos (da comunidade e da sociedade);

• Ser uma Igreja simples e acolhedora;

• Marcar presença como cristãos em todos os espaços da sociedade, para de fato sermos “sal da terra e luz do mundo”;

• Articular nossas ações e práticas, superando divisões entre pastorais e movimentos;

• Evangelizar e compreender os jovens;

• Utilizar adequadamente as novas tecnologias de comunicação, sem se deixar escravizar por elas;

• Favorecer práticas de agricultura agroecológica como alternativa ao sistema do agronegócio capitalista e predador da natureza;

• Fortalecer práticas de cooperativismo e de economia solidária;

• Lutar por políticas públicas favoráveis para as pessoas mais necessitadas;

• Lembrar e valorizar nossas origens.

Concluímos o encontro conclamados a assumir esses desafios, confiantes que o Espírito nos impulsiona e fortalece em nossas fragilidades.

Que Santa Cecília e os Santos Mártires das Missões intercedam por todas as comunidades, a Mãe Aparecida as proteja com o seu manto e a Santíssima Trindade lhes derrame suas mais ricas bênçãos!

INSTITUTO MISSIONEIRO DE TEOLOGIA PROMOVE E CONVIDA PARA CURSO SOBRE A FAMÍLIA

13/12/2019