SEMINÁRIO MÁRTIRES DAS MISSÕES REALIZA MISSÕES VOCACIONAIS EM GARRUCHOS

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. Papa Francisco

 

            Com o objetivo de reavivar a Vocação Cristã, proporcionando um encontro mais estreito entre os candidatos ao presbiterado da Diocese de Santo Ângelo e o Povo de Deus e atendendo ao apelo do Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evanelii Gaudium por uma Igreja Missionária, uma Igreja em saída, realizou-se entre os dias 17 e 21 de Julho, período de férias dos Seminaristas, a primeira edição das Missões Vocacionais nas Comunidades de Garruchos e São José Velho. O trabalho missionário contou com o apoio dos Padres da Paróquia de Santo Antônio das Missões, Lino Albano Bieger e Donato Rademann, na qual pertencem as Comunidades e foi realizado pelos dois Seminaristas da etapa da Teologia, residentes em Santo Ângelo, os quatro Seminaristas da etapa do Propedêutico, residentes em Santa Cruz do Sul, três vocacionados das Paróquias de Três de Maio e Alecrim, mais os Padres Rafael Backes, Animador Vocacional e Reitor do Seminário Mártires das Missões e Adriano Maslowski, Formador dos Seminaristas.

            Ambas as Comunidades pertencem ao Município de Garruchos/RS, que conta hoje com pouco mais de três mil habitantes. Situado ao sul do território da Diocese Angelopolitana, às margens do Rio Uruguai, próximo a Argentina, Garruchos tem sua economia basicamente alicerçada sob a agricultura de precisão, em grandes propriedades e a criação de gado. Há um número considerável de famílias que sobrevivem da pesca no Rio Uruguai. Como não há ligação asfáltica com a sede do município o atendimento é bastante precário, sobretudo em dias de chuva.

            Nestes dias em que estiveram em Garruchos e São José Velho, a partir de uma espiritualidade despojada e peregrina, os Missionários estiveram hospedados cada dia em diferentes casas dos membros das Comunidades, o que favoreceu uma proximidade com diferentes famílias e distintas realidades. Não apenas restrito a comunidade católica local, o trabalho missionário consistiu em visitações domiciliares as casas das Comunidades, proporcionando um momento de encontro com as famílias, oração, partilha, bênção das casas, de estabelecimentos públicos e comerciais de proprietários pertencentes a diferentes confissões religiosas. Também foram realizadas visitas aos postos de saúde, com bênção da saúde aos enfermos, visitas as duas escolas das Comunidades com palestras realizada às diferentes faixas etárias, uma Celebração da Misericórdia na Comunidade de Garruchos e duas Missas de encerramento das Missões Vocacionais nas sedes de cada Comunidade, na tarde de 21 de Julho, com o lançamento oficial da campanha “Em cada Comunidade uma nova Vocação”.

 

 

 

 

Please reload

Notícias em Destaque

Paróquia Sagrada Família - Cruzeiro – Santa Rosa realiza FESTA DAS INSCRIÇÕES

14/11/2019

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Informações para Contato:

 

Diocese de Santo Ângelo, Rua Marques do Herval, 1113 - Santo Ângelo - RS
Fone: (55) 3313-5308