‘FESTA das INSCRIÇÕES’ da Catequese da comunidade Matriz Ascensão do Senhor

Alegria, vibração e entusiasmo marcaram presença neste importante encontro da caminhada da catequese da comunidade da Matriz Ascenção do Senhor de Santo Cristo. A festa foi vivida neste dia 06 de março, a partir das 19h.

Desde bem antes, catequistas e coordenação de catequese vieram preparando, com muita disposição, esta festa. Mães, pais, meninas e meninos estavam aguardando, ansiosos até, esta data. O ambiente foi ficando mais festivo, com animação, cantos de acolhida. Não faltou, é claro, a cordial recepção das pessoas catequistas a quem vinha para viver a festa!

O espaço da igreja matriz foi ficando mais bonito com a presença das pessoas. E o ‘clima’ da festa foi contagiando. Tudo ficou ainda mais encantador, pois a cada mãe ou pai era entregue um pequeno símbolo, uma vela por menina ou menino a fazer parte da caminhada catequética.

Para a procissão inicial estas velas foram acesas e as luzes da igreja apagadas. Resultou um ambiente muito solene, convidativo, acolhedor, animador! No momento orante da festa, uma experiência de luz mostrada e ‘escondida’ encheu de graça e encanto o encontro.

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” Este refrão do salmo foi proclamado pela assembleia reunida. Também foi acolhida a Palavra do Evangelho, em que Jesus anuncia: “Eu sou a luz do mundo”..., e, ainda, confia aos seus discípulos: “Vocês são a luz do mundo”! Um silêncio de meditação tornou ainda mais profunda a vivência!

Seguiu-se um rito que emocionou as pessoas: a entrega da vela acesa às meninas e aos meninos. Mãe e pai junto com sua filha, seu filho, segurando a vela acesa, proclamaram: - “n. ..., receba esta vela acesa; acolhe Jesus, a luz do mundo; caminhe nesta luz de Jesus; seja também pequena luz; na vida de quem caminha contigo!” Nesse momento, foram acesas, novamente, as luzes da igreja. Pois, a Palavra acolhida e assumida, em conjunto, é a grande luz a clarear o caminho com Jesus.

Cânticos, oração do Pai-nosso, breves falas de motivação favoreceram a animação da ‘festa’! As pessoas catequistas, que acompanham os encontros dos grupos de catequese, foram apresentadas e acolhidas, com alegria, pela assembleia reunida. Após a bênção de envio, mães e pais, junto com suas meninas e meninos, tiveram oportunidade de dialogar com catequistas. Desse modo, o encontro serviu para bem encaminhar a caminhada de catequese na comunidade.

IMT REALIZA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO SOBRE O CUIDADO NA FAMÍLIA

29/1/2020