SEMINARISTAS DA TEOLOGIA RETORNARAM AS ATIVIDADES FORMATIVAS

No dia 26/02 os seminaristas Leonardo Envall Diekmann e Jean Rodrigo Pinheiro retornaram as atividades formativas com o reinicio das aulas de teologia do Instituto Missioneiro de Teologia IMT/URI que recentemente recebeu visita in loco de avaliadores do MEC para a renovação do reconhecimento do curso e foi avaliado com “conceito 4” – Muito Bom.

Os seminaristas da teologia residem em Santo Ângelo no Seminário Mártires das Missões e tem como formador o Pe. Adriano André Maslowski. Nesse informativo quer-se apresentar um histórico da caminhada realizada por estes dois jovens para que todos possam conhecer um pouco dos nossos seminaristas da teologia.

Leonardo Envall Diekmann

Leonardo Envall Diekmann é o segundo filho de Ediana Natalina Envall e Antônio Diekmann, irmão de Ana Claudia Envall Diekmann, nascido em Porto Lucena/RS, aos 05 de Julho de 1995, batizado na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes. Fez sua iniciação cristã em sua comunidade natal, São Miguel Arcanjo, de Linha Guajuvira, Porto Lucena, onde teve oportunidade de fazer a experiência da vida em comunidade. Cursou seus estudos no ensino fundamental e médio na Escola Estadual de Ensino Médio República Argentina.

Após manifestar seu desejo em conhecer mais sobre a caminhada presbiteral e a Missão da Igreja, ingressou no processo formativo em 2013, na Diocese de Santo Ângelo, cursando o ano do Propedêutico na cidade de Santa Rosa/RS, mais precisamente no Bairro Cruzeiro, área territorial de atendimento Pastoral da Paróquia Sagrada Família, sendo acompanhado pelo Pe. Rafael José Backes. Ali desenvolveu sua ação pastoral através do projeto social de auxílio a crianças em situação de vulnerabilidade social, junto à Associação Beneficente São Francisco de Assis – ABEFRA. Simultaneamente, envolveu-se na catequese, coral e grupo de jovens da Paróquia Sagrada Família/Bairro Cruzeiro.

No ano seguinte, 2014, iniciou seus estudos filosóficos em Passo Fundo/RS, no Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE, com um processo de formação integrada, sendo inserido na casa de formação dos Missionários da Sagrada Família – MSF, acompanhado a distância, com visitas regulares de dois em dois meses pelo Pe. Rafael Backes. Neste mesmo ano, Leonardo começou a trabalhar como auxiliar de comunicação do Jornal Missioneiro e da Associação Vida Plena Amor Exigente – AVIPAE, desenvolvendo este trabalho a distância até o ano de 2017. Como atividade pastoral, ajudou na pastoral litúrgica e catequese na Comunidade Santa Isabel da Paróquia Santa Teresinha em Passo Fundo.

Em 2015, com a aquisição de uma residência própria por parte da Diocese de Santo Ângelo em Passo Fundo, Leonardo passou a ser acompanhado pelo Pe. Volnei José Arnt, residindo na casa de formação Santo Ângelo e continuando a auxiliar nos trabalhos pastorais da Comunidade Santa Isabel, agora através, sobretudo da Pastoral da Visitação as Famílias da Comunidade e na Pastoral Litúrgica auxiliando as Irmãs do Imaculado Coração de Maria – ICM. No ano de 2016 concluiu os estudos filosóficos, formando-se bacharel em filosofia.

Em 2017 iniciou seus estudos teológicos junto ao Instituto de Teologia e Pastoral – ITEPA, em Passo Fundo, tendo como assistente de formação o Pe. Adriano Maslowski. Desde então Leonardo acompanha as atividades pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Giruá/RS, mais especificamente a formação dos coroinhas da paróquia, sendo supervisionado pelos Pes. Marcos Bialozor e Afonso Werle.  Em agosto de 2017 mudou-se para Santo Ângelo, passando a residir no Seminário Mártires das Missões, dando continuidade aos estudos teológicos junto ao Instituto Missioneiro de Teologia – IMT/URI. Atualmente Leonardo está cursando o segundo ano de Teologia.

Jean Rodrigo Pinheiro

Jean Rodrigo Pinheiro, filho de Gabriel Dias Pinheiro e Leonilda Pinheiro, primeiro filho da família, irmão de Juan Giovanni Pinheiro. Nascido no dia 03 de novembro de 1993, na cidade de Panambi. Batizado na Paróquia São João Batista de Panambi.

Cursou o Ensino Fundamental na Escola Waldenor Winckler, Bairro Alto Paraíso, em Panambi, e o Ensino Médio no Colégio Evangélico Panambi, onde também cursou o Técnico em Eletrotécnica.

Trabalhou nas empresas: Bruning Tecnometal (Jovem Aprendiz), Cotripal Agropecuária Coorperativa (Aprendiz – Auxiliar de escritório), Widitec Automação (Montador Comando) e Conexão RS (Gerente Financeiro).

Seu amadurecimento na fé se deu a partir da vivência na comunidade local Santa Bárbara, do bairro Alves Klaesener I, em Panambi, onde recebeu sua primeira Eucaristia e Crisma. Colaborou nos serviços pastorais de catequese, animação litúrgica, missões populares, grupo de jovens, movimento dos 72 Peregrinos.

No dia 22 de fevereiro de 2012 ingressou no Seminário São João XXIII, em Cruz Alta, no curso Propedêutico. Desenvolveu trabalho pastoral na comunidade da Ressurreição, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cruz Alta.

Em fevereiro de 2013 ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano São João Maria Vianney, em Santa Maria, no curso de Licenciatura em Filosofia, pela Faculdade Palotina, FAPAS. Durante o curso de filosofia realizou trabalhos/projetos acadêmicos nas Escolas Tancredo Neves, Irmão Quintino, Margarida Lopes, Duque de Caxias e Cilon Rosa em Santa Maria. Ainda, trabalhos pastorais nas paróquias da Ressurreição (Santa Maria), Divino Espírito Santo (Catedral – Cruz Alta), Cristo Rei (Ijuí) e Serviço de Animação Vocacional (SAV – Cruz Alta). Nas atividades pastorais, teve foco no trabalho de animação com a Juventude, catequese, Infância Missionária, Pastoral da Criança, círculos bíblicos, coroinhas, missões e retiros (crismandos/ministros/catequistas).

Além da formação acadêmica, incluí, neste tempo, a formação no setor de animação vocacional, catequético, juventude e liturgia.

PARÓQUIA DE GUARANI DAS MISSÕES CONVIDA PARA CELEBRAÇÃO DOS SEUS 90 ANOS DE CRIAÇÃO

13/11/2019