Seminário Interdiocesano do Propedêutico iniciou as atividades formativas

No dia 14 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) o Seminário Interdiocesano do Propedêutico, da Província Eclesiástica de Santa Maria celebrou sua abertura e o início das atividades formativas em Santa Cruz do Sul.

O Seminário Interdiocesano do Propedêutico é fruto de reflexões promovidas por Formadores e Bispos das diferentes Arqui/dioceses. Nas diversas reuniões constatou-se diferentes e complexas realidades na questão da formação para o Ministério Ordenado. Assim sendo, buscou-se como alternativa a criação de um Propedêutico em conjunto, visando melhor atender e preparar os jovens seminaristas. Tal iniciativa interdiocesana tem por finalidade desenvolver um processo formativo progressivo de comunhão fraterna e participação corresponsável dos seminaristas a fim de prepará-los para o ingresso no Seminário Maior.

Nomeadamente fazem parte do Seminário Interdiocesano do Propedêutico as seguintes Arqui/dioceses: Diocese de Santa Cruz do Sul (sede do Seminário); Arquidiocese de Santa Maria; Diocese de Cachoeira do Sul; Diocese de Cruz Alta; Diocese de Santo Ângelo; Diocese de Uruguaiana.

As atividades formativas do Propedêutico iniciaram-se no dia 14 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) com Missa às 10h presidida por Dom Aloísio Dilli e concelebrada por 35 Padres no Seminário São João Batista em Santa Cruz do Sul. Na oportunidade foi plantada uma árvore com porção de terra oriunda de cada Arqui/diocese selando assim a parceria nessa etapa da formação para o ministério ordenado. Representando a nossa Diocese participaram da celebração de abertura do Seminário o Pe. Adriano André Maslowski (formador do Propedêutico e Teologia) e também o Padre Rafael José Backes (Reitor do Seminário Mártires das Missões e Animador Vocacional).

A Diocese Angelopolitana enviou cincos jovens para esta etapa formativa, são eles:

Gabriel Elias Köhler (Paróquia Santa Cecília – Alecrim);

Henrique Rafael de Oliveira (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Três de Maio);

Odacir Júnior Czekalski dos Santos (Paróquia Anjo da Guarda – Catedral - Santo Ângelo);

Evandro Luis Siqueira (Paróquia Santa Rosa de Lima – Independência);

Emanuel de Andrade Froelich (Paróquia de Santo Antônio – Santo Antônio das Missões);

Além dos jovens de nossa diocese irão fazer parte desse processo formativo 11 jovens vindo das demais dioceses totalizando 16 seminaristas. Esses jovens estarão sendo acompanhados por uma equipe de formação interdiocesana. A nossa Diocese Angelopolitana nomeou para fazer parte desta equipe o Pe. Adriano André Maslowski.

A etapa formativa do propedêutico tem o objetivo de proporcionar aos seminaristas um tempo apropriado ao aprimoramento integrado das cinco dimensões da formação, são elas: dimensão humano-afetiva; dimensão comunitária; dimensão espiritual; dimensão pastoral/missionária; dimensão intelectual. A partir de uma formação apoiada por diferentes padres e professores visa-se favorecer um discernimento vocacional em vista do Seminário Maior, incentivando a espiritualidade na mística de Jesus, o Bom Pastor.

Assim sendo, desejamos um abençoado ano para estes jovens seminaristas e também para equipe interdiocesana de formação. Por fim, ao concluirmos esta notícia convidamos a todos para seguirmos unidos rezando pelas vocações.

“Senhor da Messe, Pastor do Rebanho, Faz ressoar em nossos ouvidos Teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!” Derrama sobre nós o Teu Espírito, Que Ele nos dê sabedoria Para ver o caminho, E generosidade para seguir Tua voz!

Senhor, que a messe não se perca Por falta de operários! Desperta nossas comunidades para a Missão! Ensina nossa vida a ser serviço! Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino Na vida consagrada e religiosa!

Senhor, que o Rebanho não pereça Por falta de Pastores! Sustenta a fidelidade de nossos bispos, Padres, diáconos e ministros! Dá perseverança a nossos seminaristas! Desperta o coração de nossos jovens Para o ministério pastoral em Tua Igreja!

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, Chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, Ajuda-nos a responder: “SIM”. – Amém“.